Alterar tamanho do texto
Mudar tamanho
Mudar contraste da página
Alterar Contraste

Governo | 25/03/2013

Pesquisadores da EMBRAPA visitam propriedades em Louveira

Jasso / PML

No último dia 21 de março estiveram na região, e em visita ao município de Louveira, pesquisadores da EMBRAPA Uva e Vinho que possuí sede em Bento Gonçalves/RS e uma unidade em Jales/SP. O objetivo dos pesquisadores foi percorrer alguns experimentos onde estão sendo testadas novas variedades de uvas desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da EMBRAPA. De acordo com o Dr. João Dimas Garcia Maia, nessa região do Estado de São Paulo estão sendo avaliadas atualmente quatro variedades de uva, sendo três variedades sem sementes para mesa e uma variedade para suco. Os experimentos de validação estão sendo conduzidos em produtores parceiros nos municípios de Elias Fausto, Indaiatuba e Louveira.

No município de Louveira, o grupo foi recebido pelo Secretário de Desenvolvimento, Jailson Marinho, e depois conduzido pelo Diretor de Agricultura, Daniel F Miqueletto. O itinerário louveirense contou também com a presença de pesquisadores do Centro de Fruticultura do IAC e, além das áreas onde estão sendo conduzidos os testes com as novas variedades de uva, abrangeu ainda a visita aos tradicionais bairros produtores de Uva Niagara Rosada, variedade pela qual o município é reconhecido e respeitado em nível nacional. De acordo com Miqueletto, “apesar da rapidez da visita, os pesquisadores puderam ter uma boa noção da realidade da viticultura no nosso município e o esforço coletivo para que a atividade consiga resistir à pressão imobiliária e continue contribuindo para melhoria da qualidade de vida em todo município”. Os visitantes elogiaram os projetos da administração municipal nesse sentido e se disponibilizaram a estar auxiliando no que for necessário.

Aproveitando a oportunidade o pesquisador José Luiz Hernandes do IAC convidou os representantes da EMBRAPA a realizarem uma palestra sobre o Programa de Melhoramento Genético e as características das uvas já lançadas e de outras que estão sendo testadas e que podem ser alternativas para os produtores de Louveira e Região. Essa palestra deverá ser uma das atrações da III Semana da Viticultura, organizada pelo Centro de Fruticultura do IAC e que nesse ano terá o apoio da Prefeitura Municipal e da Casa da Agricultura de Louveira, devendo ser realizada entre os dias 21 e 23 de maio conjuntamente com a 46ª Festa da Uva e 3ª ExpoCaqui de Louveira.