Desenvolvimento Econômico | 17/10/2013

Pesquisador italiano elogia vinho elaborado em Louveira

Em visita à produção da Vinícola Micheletto, dr Fábio Mencarelli se disse surpreendido com a qualidade apresentada pelos vinhos Syrahs elaborados no local

Foto: Divulgação

De 30 de setembro a 11 de outubro foi realizado na Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Unicamp um Seminário Técnico abordando o tema Vitivinicultura de Precisão. As palestras foram conduzidas pelo renomado pesquisador dr. Fábio Mencarelli, docente da Universitá Degli Studi Della Tuscia, localizada em Viterbo, Itália. Durante sua estadia no Brasil o pesquisador foi conduzido por professores da FEAGRI-Unicamp num itinerário para conhecer os vinhedos e provar alguns vinhos paulistas. Em um desses roteiros, o pesquisador visitou o Circuito das Frutas, onde pode conhecer a realidade de três propriedades produtoras: as Vinícolas Beraldo Di Cale e Mazziero, no Bairro Caxambu, em Jundiaí, e o Sítio Santa Rita, onde são elaborados os Vinhos Micheletto, no município de Louveira.

Em sua passagem por Louveira, Mencarelli se surpreendeu com os vinhos elaborados à partir da colheita no inverno das uvas da variedade Syrah, destacando principalmente o vinho Micheletto Syrah SP, inverno 2008. O vinho Moscatel de 2011 também foi elogiado pelo pesquisador italiano. Em contato com os elaboradores destes vinhos, os vitivinicultores louveirenses Daniel Miqueletto e Lee dos Santos, os mesmos informaram que realmente até o momento esses são os melhores vinhos da linha de produtos de qualidade superior produzidos exclusivamente com uvas cultivadas no Sítio Santa Rita. Apesar de ainda novos  os frutos desse cultivo (principalmente da uva Syrah) já expressam as condições favoráveis de clima e solo que resultam num grande potencial para a elaboração de grandes vinhos à partir de uvas finas colhidas no inverno louveirense. Os produtores destacaram também a colaboração da consultora química Jacira Tosin e do professor Cláudio Messias da Unicamp (que acompanhavam o pesquisador italiano), além do pesquisador do IAC José Luiz Hernandes, pessoas que de uma forma ou de outra contribuíram para que num curto espaço de tempo os Vinhos Micheletto conseguissem ter produtos com esse padrão de qualidade.

De acordo com Daniel Miqueletto, o município de Louveira tem mais de cem anos de tradição no cultivo de uvas, mas a grande especialidade é o cultivo das uvas de mesa, sendo os parreirais formados com aproximadamente 96% das plantas da variedade Niagara Rosada “Essa prova de que podemos fazer bons vinhos aqui em Louveira traz uma nova oportunidade para o viticultor local, principalmente quando estiver disposto a aliar em sua propriedade a produção da uva, a elaboração do vinho e sua venda direta através do Turismo Rural”, completa Miqueletto, que ainda se coloca a disposição para prestar informações a qualquer agricultor interessado no cultivo de uvas de vinho no município de Louveira.

Serviço:

Daniel Miqueleto é engenheiro agrícola, vitivinicultor e diretor da Divisão de Agricultura da Prefeitura de Louveira. Os interessados em obter informações sobre o plantio e cultivo de uvas de vinho devem procura-lo na Divisão de Agricultura da Prefeitura Municipal de Louveira, localizada na Rodovia Anhanguera, ao lado do Restaurante Frango Assado.