Governo | 10/04/2014

Pesquisa contratada pela Prefeitura de Louveira visa traçar perfil do passageiro do Transporte Público

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Louveira deu início na quarta-feira (9 de abril) a uma coleta de dados para traçar o perfil do passageiro e identificar a oferta e demanda pelo transporte público municipal. A pesquisa, efetuada por uma empresa especializada, busca identificar o tempo de espera pelos ônibus, quantos minutos o usuário despende dentro do coletivo, os percursos mais comuns e para quais finalidades o transporte público municipal é utilizado.

De acordo com o prefeito Junior Finamore, o estudo serve como base para elaborações de políticas públicas de melhorias no transporte coletivo.  “Estamos empenhados em melhorar o transporte público oferecido à nossa população. Mas, para isso é essencial coletarmos informações atualizadas e consistentes para servir de diretrizes à elaboração de um projeto de readequação da nossa rede municipal”, explica Finamore.

Até neste domingo (13), funcionários da empresa contratada cumprem uma agenda de visitas aos pontos de partida dos ônibus e percorrem todo o trajeto das linhas existentes, conferindo todos os pontos de acesso ao transporte público de Louveira.  Neste percurso, eles observam o horário de passagem do veículo e anotam seu grau de ocupação, utilizando como parâmetros os índices ‘acima do normal’, ‘lotado’, ‘normal’, ‘pouca ocupação’ e ‘vazio’. Estão sendo recolhidos também dados para quantificar o número de embarques e desembarques nos pontos de ônibus da cidade, visando caracterizar o sistema de transporte atualmente em operação.

Todos os dados coletados serão armazenados e analisados para caracterização do transporte local.