Cultura & Eventos | 30/04/2023

Passeio Ciclístico é sucesso neste domingo da 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui

Famílias participaram do passeio, percorrendo desde a Área do Trabalhador, com sentido ao centro, chegando à Fazendo Santo Antônio, e retornando para o local da festa

O domingo começou esportivo em Louveira com o Passeio Ciclístico como primeira atividade da 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui. Diversos ciclistas se reuniram na Área do Trabalhador, local da festa, logo às 8h, e seguiram pela Estrada Miguel Bossi sentido centro. O Prefeito Estanislau Steck participou do evento, seguindo de bike por todo o percurso. 

Os ciclistas passaram pela Rua Armando Steck, Estrada das Rainhas (Fazenda Santo Antônio), Rua 21 de Março, Avenida José Niero (Estação Ferroviária), Rua Armando Steck, e depois retornaram para a Área do Trabalhado, para aproveitar a festa, onde foram presenteados com um cacho de uva. 

Juntamente com o Prefeito, também participaram outras autoridades, entre elas a Secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio, e o Secretário de Serviços Públicos, Clayton Finamore. O evento contou com toda segurança realizada pela Guarda Municipal de Louveira.

“A nossa festa tem muitas atrações para todas as idades e estilos; e os ciclistas não poderiam ficar de fora, porque o esporte tem um papel muito importante para a cidade. Esse passeio foi um convite, um incentivo para que as pessoas possam aproveitar a cidade através da prática de esportes”, disse o Prefeito Estaislau Steck.

A moradora do bairro Reserva das Videiras, Samanta Regina Tresol de Silva, elogiou o evento. “Esse percurso foi excelente, sem muita subida, então foi muito bom para quem não pedala há algum tempo. A organização e segurança também estavam excelentes. Eu pedalo há 3 anos; comecei na pandemia e não parei mais”, disse.  
Representando o grupo Mulher de Pedal, a moradora do bairro Santo Antônio, fala sobre a importância do esporte em Louveira. “Nós adoramos fazer este tipo de passeio turístico. O incentivo do esporte em Louveira é muito bom; e esperamos que tenha cada vez mais incentivo para todos fazerem passeios na cidade, como ciclismo e também caminhada”, disse Suelen. A amiga dela, Elissandra, parabenizou a iniciativa da Prefeitura. 

“Agradecemos ao Prefeito e toda à organização do passeio ciclístico. Foi muito bom”. 
Após o Passeio ciclístico, o terceiro dia da 53ª Festa da Uva de 2023 e 9ª Expo Caqui de Louveira continuou com muitas atividades durante todo o dia, como apresentações de artistas regionais, Baile da Melhor Idade, leilão de frutas, a tradicional Pisa da Uva com apresentação italiana e muito mais, finalizando com o show principal, à noite, com a dupla Bruno e Barreto. 

Confira as atrações dos próximos dias da 53ª Festa da Uva de 2023 e 9ª Expo Caqui de Louveira:
 
01 DE MAIO (Segunda-feira)
10H30 - Wesley Nascimento (Palco caqui)
11H30 - Eli Mancini (Palco Agricultor)
12h – Pisa da Uva
13h – Espetáculo Circense (Circo Family Cirkus)
13H30 - Baile Show - Tchê e Cia de Dança de Salão (Palco Melhor Idade)
14H30 Gabi Neves (Palco Caqui)
17h – Espetáculo Circense (Circo Family Cirkus)
17H - Christian Gomes (Palco Caqui)
19h – Espetáculo Circense (Circo Family Cirkus)
19H - Mara e Banda (Palco Caqui)
21H - MARCOS PAULO E MARCELO (PALCO UVA NIÁGARA)
 
Já no feriado, a dupla que traz toda a reverência dos grandes astros do sertanejo Milionário e José Rico estará presente com um repertório repleto de grandes clássicos como “Estrada da Vida”, “Decida”, “Mesa de Bar” e muitos outros!
 
05 DE MAIO (Sexta-feira)
19H30 - SAMBAHIA (Palco Caqui)
20h – Espetáculo Circense (Circo Family Cirkus)
22H - RAÇA NEGRA (PALCO UVA NIÁGARA)
 
As lendas do samba iniciarão a segunda semana da 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui com seus grandes sucessos “Cheia de Manias”, “Me Leva Junto com Você”, “Sozinho” e muitos outros clássicos!
 
06 DE MAIO (Sábado)
12H30 - Marcelo e Moreno (Palco Caqui)
13h – Espetáculo Circense (Circo Family Cirkus)
13h30 Duo Nascente (Palco Agricultor)
14h30 Grupo de Viola Caipira de Louveira (Palco Caqui)
17h – Espetáculo Circense (Circo Family Cirkus)
17h - Tony & Mauri (Palco Caqui)
19h – Espetáculo Circense (Circo Family Cirkus)
19h30 - Kasser Rodrigues (Palco Caqui)
 
21h - BOATE AZUL: GIAN & GIOVANI E EDSON & HUDSON (PALCO UVA NIÁGARA)
 
No nosso segundo sábado, o espetáculo “Boate Azul” tomará conta da Área de Lazer do Trabalhador, com os grandes nomes do sertanejo Gian & Giovani e Edson & Hudson cantando grandes clássicos como “Convite de Casamento”, “Azul”, “Nem dormindo Eu Consigo Te Esquecer” e outros sucessos de ambas duplas.
 
07 DE MAIO (Domingo)
10h - “Som da Roça” Grupo de Violeiros de Vinhedo (Palco Caqui)
11h30 - Kaio Cortês (Palco Agricultor)
12h - Os Impostores (Palco Caqui)
12h30 – Parada Italiana e Pisa da Uva
13h – Espetáculo Circense (Circo Family Cirkus)
13h – Leilão de Frutas
13h30 Baile Show - Tchê e Cia de Dança de Salão (Palco Melhor Idade)
 
16h - TEODORO E SAMPAIO (PALCO UVA NIÁGARA)
 
No nosso último dia, a dupla Teodoro e Sampaio trará grandes sucessos do sertanejo raiz como “Paixão Proibida”, “Mulher Chorona”, “Quando a Saudades Aperta” e muitos outros!
17h – Espetáculo Circense (Circo Family Cirkus)
18H30 - Nando Ballzides (Palco Caqui)
19h – Espetáculo Circense (Circo Family Cirkus)
19h30 - Willian Maciel (Palco Caqui)
 
21H - BARÕES DA PISADINHA (PALCO UVA NIÁGARA)
 
E claro, para encerrar a 53° Festa da Uva e 9ª Expo Caqui com chave de ouro, o maior nome do piseiro estará presente no Palco Uva Niágara! Trazendo todo gingado com grandes hits “Esquema Preferido”, “Recairei”, “Zero saudade” e muito mais!
 
DEMAIS ATRAÇÕES
 
CIRCO "FAMILY CIRKUS"
 
O Circo ficará localizado logo após a Entrada 2 e contará com apresentações gratuitas, além de uma “carreta playground” que ficará disponível uma hora antes de cada espetáculo, para o divertimento de crianças de até 10 anos. O circo tratá espetáculo com malabarista, acrobata, equilibrista, bambolês e palhaços e apresentação especial do artista circense Lukinha, o Autista Artista. Para saber mais, clique aqui. Os horários dos espetáculos serão:
 
Sextas-feiras: 20h
Sábados, Domingos e Feriado: 13h, 17h e 19h.
 
PARADA ITALIANA E PISA DA UVA
 
Falando em Uva, a nossa festa também contará com a famosa Pisa da Uva e Parada Italiana. Confira abaixo a programação:
 
01 de Maio (Feriado)
12h - Pisa da Uva
 
07 de Maio (Domingo)
12h30 - Parada Italiana e Pisa da Uva
 
ESPAÇOS TEMÁTICOS - Além das apresentações culturais, também haverá espaços elaborados com foco em diversos temas, sendo eles:
 
ESPAÇO AGRICULTOR
 
A Festa tem como foco central celebrar os agricultores da cidade e contará com espaço destinado a eles. O Espaço Agricultor contará com 600m², onde ocorrerá a exposição, vendas e leilão dos produtos cultivados em solo louveirense. A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, trará diversos produtores no local para a exibição e vendas de diversos produtos. Os produtores rurais levarão seus produtos, principalmente Uva e Caqui, mas outras frutas e legumes também poderão ser expostos, que serão avaliadas por uma equipe de agrônomos convidados pela Associação de Produtores Rurais, os itens classificados serão expostos durante a festa e no domingo serão leiloados. Além disso, o espaço também contará com apresentações musicais e teatrais no Palco Espaço Agricultor. Para mais informações, clique aqui.
 
ESPAÇO DA MELHOR IDADE
 
A melhor idade também contará com um espaço e palco próprio onde acontecerão os bailes com banda, apresentações musicais e free dancers para animar a galera presente. Para saber mais, clique aqui.
 
ESPAÇO ENTIDADES SOCIAIS
 
A Prefeitura por meio do Fundo Social planejou uma área de alimentação exclusiva para as entidades sociais que atuam na cidade, que estarão com stands de vendas de pratos prontos. A ação busca o resgate e valorização das instituições sociais louveirenses que têm exercido um trabalho valioso em nosso município. As entidades e cardápios presentes serão:
 
Cielo - Venda de Massa, Risoto e Mini Pizza
Cáritas - Venda de Pastel
Pastoral da Criança - Venda de Sucos em geral
Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Venda de Frango com Polenta
APAE - Venda de Caldo de Mandioca, Batata Frita e Restaurante
Centro Espírita Verdade e Vida - Venda de Salgadinhos e Sobremesas
Associação Juntos Podemos Mais - Venda de Pastel
Comunidade Cristã da Família - Venda de Lanches e Água de Coco
 
Para saber mais, clique aqui.
 
ESPAÇO GESTÃO AMBIENTAL
 
A Prefeitura por meio da Secretaria de Gestão Ambiental promoverá um stand da Cooperativa Recomeço para conscientização do descarte de resíduos recicláveis. Sabe aquele saco de lixo verde que a prefeitura deixa no seu portão? E depois você realiza o descarte de resíduos recicláveis? Então, esse material coletado em toda cidade é destinado para a Cooperativa Recomeço, que realiza a triagem, prensagem e comercialização. A cooperativa estará realizando esse mesmo trabalho no evento, além de um trabalho educativo sobre reciclagem, sustentabilidade e sobre o Projeto Tabarana. Para saber mais, clique aqui.
 
ESPAÇO FOOD TRUCK
 
Diversos food trucks da cidade estarão na festa atuando em parceria com as entidades sociais louveirense. Para saber mais, clique aqui.
 
ESPAÇO ARTE E ARTESANATO
 
A Festa da Uva também contará com um espaço exclusivo para para exibição e vendas do trabalho dos artesãos louveirenses. Para saber mais, clique aqui.
 
VILA DO TURISMO
 
Mais uma ação da Prefeitura por meio da SEDEC é o espaço destinado ao turismo receptivo, espaço do Circuito das Frutas e também a comercialização de passeios rurais, focando na valorização da área rural de Louveira, com o tema “Louveira com Sabor de Niágara”. Para saber mais, clique aqui.
 
PASSEIOS - Já nos domingos, temos diversão garantida com dois passeios:
 
TRENZINHO DA ALEGRIA
 
O famoso Trenzinho da Alegria também é presença confirmada na Festa da Uva! O trenzinho estará realizando um percurso da Praça da Bica até a Festa da Uva e da Festa da Uva até a Praça da Bica nos dias 29, 30 de abril e 01, 06 e 07 de maio.
 
Praça da Bica - Rua Irmã Fidelina, s/nº - Bairro Santo Antônio
Horários: 11h30 / 12h30 / 13h30 / 14h30 / 15h30 / 16h30
 
Festa da Uva - Rua Wagner Luiz Bevilacqua, s/nº - Bairro Guembê
Horários: 11h / 12h / 13h / 14h / 15h / 16h
 
PASSEIO CICLÍSTICO
 
No primeiro domingo da festa, dia 30 de Abril, a Prefeitura por meio da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude promoverá um passeio ciclístico, com saída às 8h da Área de Lazer do trabalhador.
 
PASSEIO DE MOTOS
 
Já no segundo domingo, a diversão fica para os motociclistas! O passeio de motos acontece no dia 07 de maio, a concentração acontece a partir das 9h na Estação Ferroviária de Louveira, a saída acontece às 11h com destino a Festa da Uva. Chegando à Área de Lazer do Trabalhador, os motociclistas desfrutarão de um show da banda Os Impostores.
 
MAIS INFORMAÇÕES FESTA DA UVA E EXPO CAQUI
 
Horários:

Sextas-feiras: a partir das 18h
Sábados, domingos e feriado: a partir das 10h
 
Localização:
Entrada 1 - Visitantes e desembarque excursões
Rua Wagner Luiz Bevilacqua, s/n° - Bairro Parque dos Estados (ao lado da Guarda Municipal de Louveira)
Localização: https://goo.gl/maps/u5MzkJt4BdpScjnX8
 
Entrada 2 - Visitantes
Estrada Miguel Bossi, 130 - Bairro Parque dos Estados (ao lado da Secretaria de Cultura e Eventos)
Localização: https://goo.gl/maps/wDuSHH7g8FJ3Pzcy5
 
Estacionamento:
O estacionamento oficial será feito por uma empresa terceirizada e o seguro está incluso no valor da cobrança.
 
Carros: 15 reais
Motos: 5 reais
 
Estacionamento 1:
Rua Wagner Luiz Bevilacqua
Localização: https://goo.gl/maps/P6PkZUJgF9wDzi9i9
 
Estacionamento 2:
Rua Wagner Luiz Bevilacqua, ao lado da Câmara Municipal de Louveira
Localização: https://goo.gl/maps/q7XSrHoeXsYZsEmN8