Esporte, Lazer e Juventude | 30/07/2021

PANDEMIA - Louveira libera utilização de quadras de esportes das 8h às 18h; festas e eventos continuam proibidos

Comércios e serviços podem funcionar até a meia-noite a partir deste domingo (1); capacidade de ocupação sobe de 60 para 80%

A Prefeitura de Louveira libera a partir desta sexta-feira (30) a utilização das quadras esportivas da cidade. Os moradores podem usufruir dos espaços de segunda à domingo, das 8h às 18h. 

A liberação para a prática de atividades esportivas chega no momento em que a imunização avança no município. Cerca de 65% dos moradores de Louveira com idade acima de 18 anos já tomaram pelo menos a primeira dose da vacina contra covid-19. 

A Secretaria de Saúde alerta, contudo, que o momento ainda é de cautela. "Tivemos uma queda nos índices nos últimos dias, mas o momento ainda é de atenção. Os espaços foram liberados porque sabemos que as atividades físicas são fundamentais para a saúde e bem-estar da população. Contudo, o respeito aos protocolos sanitários ainda é fundamental para evitarmos um futuro agravamento do cenário. O uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento devem ser mantidos", ressalta o secretário de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes.

Comércio
 
Na última quarta-feira (28), o Governo do Estado anunciou a ampliação da capacidade de público presencial e horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais a partir do próximo domingo (1). Após sucessivas melhoras nos índices de saúde e vacinação acelerada contra a covid-19, os estabelecimentos poderão funcionar entre 6h e 0h, com ocupação presencial de até 80% da capacidade.

As novas regras da fase de transição vão valer entre os dias 1 e 16 de agosto. O limite de horário de funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos passa de 23h para 0h. O Governador também confirmou o fim do toque de recolher durante as madrugadas.

A capacidade máxima de ocupação permitida nos estabelecimentos, atualmente em 60%, sobe para 80%. O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene estão mantidos.

O acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite. Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/).

Festas e Eventos
 
Seguindo as determinações do Estado, a realização de festas e eventos, assim como a locação de espaços como chácaras e salões para estes fins, continua proibida até o dia 15 de agosto.

Indicadores estaduais de saúde

As permissões anunciadas pelo Governo do Estado foram balizadas pelo atual cenário do controle da pandemia em São Paulo. Indicadores da Secretaria da Saúde mostram reduções consistentes nas médias diárias de novos casos (-20,6%), internações (-18,3%) e mortes (-9,6%) provocadas pelo coronavírus em todo o Estado.

São Paulo vem registrando quedas sucessivas nas internações de pacientes com coronavírus em enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa estadual de ocupação de leitos de UTI COVID-19 está em 54% e, na Grande São Paulo, o índice é ainda mais baixo e está em 49,64%.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a campanha de vacinação em São Paulo já protegeu 75,9% da população adulta com ao menos uma dose de imunizantes contra a COVID-19. O esquema vacinal completo já foi aplicado a 27,2% dos adultos em todo o Estado.