Desenvolvimento Urbano | 11/08/2023

Obras na EMEF Odilon Leite Ferraz compõem as 30 obras em andamento pela Prefeitura de Louveira

As obras segues avançadas com reforma dos banheiros do térreo, preparação do pátio para receber o novo playground e estacionamento; já foram concluídos os banheiros do piso superior, troca de janelas, grande parte da pintura do prédio e a quadra, com troca das telhas e pintura completa

Com fortes investimentos em Educação, a Prefeitura de Louveira realiza atualmente uma grande reforma na EMEF Odilon Leite Ferraz. A obra segue para as etapas finais com renovação de todo sistema elétrico e hidráulico, reestruturação dos banheiros, recuperação das salas de aulas, com consertos de trincas e fissuras nas paredes, trocas de janelas, reforma do ginásio de esporte e pintura de todo o prédio.

“Temos feito importantes obras nas escolas este ano. Ao todo, são 11 escolas que receberam manutenção, seja reparos de menor porte, pinturas e até mesmo grandes reformas. E a Odilon é uma dessas. A escola não recebia uma reforma há mais de 10 anos e é uma unidade muito importante para o município, que pode receber até 500 alunos. Esta é uma grande reforma, que está melhorando tanto a estrutura, com parte elétrica, adaptação dos banheiros, salas de aulas, como também a parte estética, com a pintura. Em breve estaremos entregando uma escola bem mais bonita e totalmente restaurada para a população ”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

O ginásio de esporte da escola está concluído. No local foram feitas a troca das telhas quebrada e a pintura completa do ambiente. Na quadra, a Prefeitura passou tinta epóxi para garantir maior durabilidade no piso. Em breve serão instalados climatizadores, para controle da temperatura, e que proporcionarão melhor conforto término dentro do ambiente. A pintura externa já está pronta e inclui piso e o corrimão na rampa de acesso ao local.

A reforma do Odilon começou no início do ano com as melhorias estruturais, como no sistema elétrico, com reparos nas trincas, rachaduras e troca das telhas do ginásio. Internamente, o andar superior está concluído. Foi feita uma grande reforma nos banheiros masculinos e femininos, inclusive com adaptação para pessoas com deficiências. No térreo, as obras continuam com a reforma dos banheiros, assim como no piso superior, com adaptações para pessoas com deficiência. Quanto à pintura, ela já foi realizada em grande parte do prédio, tanto interno quanto externo, mas segue sendo feita.

 

Novas etapas

Para uma nova etapa da obra, as equipes preparam agora os locais onde serão estruturados dois novos ambientes: a montagem de um novo playground, que ficará ao lado do ginásio de esporte; e na parte inferior do terreno da escola, o estacionamento, já existente, mas que precisa de reparos no piso. Futuramente, será feito ainda a reforma no refeitório. A previsão é de ser realizado no período de férias escolares.

Na parte externa, entre o prédio principal e o ginásio de esporte, será construída também uma rampa para acesso de emergência, além da instalação de uma nova cobertura em parte da rampa que leva até o ginásio.

Para acompanhar o andamento das obras, o Prefeito Estanislau Steck esteve na escola nesta semana juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, e o Diretor de Obras, Thiago Solfiati. As vistorias são frequentes na escola, que está localizada no Jardim Lago Azul. 

 

Investimentos

A Prefeitura de Louveira realizou neste ano de 2023 o maior investimento já aplicado na área da Saúde no período de 10 anos. São R$ 180 milhões que englobam nas apenas as obras, mas principalmente investimentos na estrutura pedagógica, com contratações de professores, diretores, profissionais de Educação Especial, aquisições de veículos para transporte dos alunos, entre outros.

Com relação às melhorias físicas das escolas, 11 foram beneficiadas: CECI (Centro de Convivência Infantil) Pequenos Brilhantes, CECI Paraíso do Saber, CECI Herdeiros do Futuro, EMEF Ângelo Argenton Filho, Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CEIL Centro, CECI Chapeuzinho Vermelho, EMEF Odilon Leite Ferraz, CECI Mundo Maravilhoso, EMEF José Pereira Dutra.