Desenvolvimento Urbano | 19/10/2023

Obras: investimentos em infraestrutura aprimoram atendimento à população em Saúde, Educação, Habitação

Reforma e ampliação em escolas, Usina de Suco, Parque Capivari, Centro Equestre, Centro Logístico de Medicamentos, Centro de Ginástica Artística e Artes Marciais, entre tantas outras fazem parte de um cronograma de cerca de 20 obras que promovem um avanço na infraestrutura da cidade

Com foco na estruturação dos espaços públicos, a Prefeitura segue com a execução de 20 obras por toda cidade e em áreas importantes, em especial Saúde, Educação, Habitação, Esporte, entre outras, e que são resultado de investimentos para ofertar o melhor atendimento aos moradores e visitantes, pensando no crescimento sustentável da cidade e também no aprimoramento dos serviços.

Neste sentido, a Prefeitura concluiu recentemente o Centro Logístico de Medicamentos. Localizado estrategicamente na área industrial, o galpão, com cerca de cerca de 800m², vai unificar o armazenamento de medicamentos, insumos e materiais permanentes da Secretaria de Saúde e otimizar a distribuição. São salas refrigeradas, cada uma com temperatura especificamente controlada para a conservação dos medicamentos. O local possibilitará em breve uma completa reorganização de todos os insumos, materiais e das equipes que atuam neste serviço fundamental para a assistência farmacêutica em Louveira.

As escolas também passam por importantes reformas, ampliações e manutenções. As obras seguem na EMEF José Pereira Dutra, no Estiva, no EMEF Odilon Leite Ferraz e CECI Chapeuzinho Vermelho.  A mais recentemente iniciada acontece no Ceil Bairro, com a nova estrutura que está sendo montada ao lado campo e a reforma do ginásio das piscinas cobertas. E está em fase de conclusão o CECI Mundo Maravilhoso. Também foram feitos reparos e pinturas em sete unidade: CECI Pequenos Brilhantes, CECI Paraíso do Saber, CECI Herdeiros do Futuro, EMEF Ângelo Argenton Filho, Emef José Odair Montelatto, EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CEIL Centro.

A Usina de Suco também é uma obra importante para Louveira no sentido de contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade. Construída no Barreiro junto ao CAP (Centro de Apoio ao Produtor Rural), o local será um importante aliado para os agricultores, onde serão armazenadas e processadas as uvas não comerciadas na época da colheita. O local também será um ponto importante para o Turismo, pois terá também loja e ponto de visitação dos turistas.

A Prefeitura tem investido ainda na estruturação de espaços públicos voltados para o bem-estar e lazer da população e para a realização de eventos culturais. Aguardado há bastante tempo, o Parque Capivari está sendo estruturado em uma área no entorno dos lagos canalizados próximo ao centro da cidade e será um importante espaço para atividades da população, físicas e de lazer. A obra segue em execução do deque de madeira, da casa de máquinas para implantação de uma fonte interativa, do local onde será academia ao ar livre, playground, teatro de arena, entre outras estruturas, mas o projeto inclui espaço pet, pista de caminhada e ciclovia, que já estão concretadas, e projeto paisagístico, que teve início com o plantio das primeiras palmeiras.

Também voltado para o lazer e eventos culturais da cidade, o Centro de Atividades Recreativas e Atividades Equestres segue em obras da segunda etapa, que é a estruturação do pátio lateral à edificação principal, concluída recentemente. Conhecido como Centro Equestre, o local tem grande importância para Louveira, pois sedia eventos como a tradicional Queima do Alho e o Desfile de Cavaleiros, e é ponto de encontro para a romaria e cavalgadas. Além dos eventos, o local deverá sediar competições e apresentações equestres, e para tanto, esta fase das obras compreende a arena onde serão realizadas, pontos de apoio e baias para acomodar os animais, mas também pista de caminhada no entorno de todo o terreno e espaço para praça de alimentação. A obra está na fase de terraplenagem do terreno e sistema de drenagem. Com mais de 12 mil m², o Centro Equestre está localizado na rua 21 de Março (Jd. Niero), ao lado do Estádio Municipal Vice-Prefeito José Silveira Nunes

No Esporte, duas obras importantes serão entregues para a população. No Burck, o espaço anexo à quadra da Rua Geraldo Burck será um verdadeiro centro esportivo e cultural para os moradores do bairro mas de toda a região do Santo Antônio. A ampliação da estrutura está em fase de conclusão e poderá receber diversas atividades, já que o local ganhou uma grande sala multiuso, sanitários, salas para professores, para depósito de materiais esportivos, bebedouro, e bancos para descanso. O local também oferece mais comodidade, com bolsão de estacionamento, e segurança, com a guarita e fechamento de gradil em toda sua extensão.

Outro espaço importante para a prática é o novo Centro de Ginástica Artística e Artes Marciais que está sendo estruturado dentro do galpão localizado na Avenida idílio Pretti, em frente ao Parque Municipal Capivari, em uma área de 1.550m². Além da ginástica, o local terá capacidade para atender cerca de 1,5 mil alunos de 5 modalidades de artes marciais: capoeira, judô, karatê, jiu jitsu e taekwondo. Dentro do galpão já foram construídas salas de aulas, vestiários e sanitários.

Uma das áreas com grande demanda em Louveira, a Habitação, também é prioridade. A Prefeitura segue com a construção do Condomínio Residencial Tabarana, um condomínio de 25 torres, com total de 400 apartamentos, e que será o maior empreendimento de moradia social da história de Louveira.

Mas são muitas obras. A Prefeitura concluiu recentemente a canalização do trecho do Córrego sapezal – uma verdadeira transformação na rotatória de acesso à rodovia Anhaguera pela Rua Atílio Biscuola, a construção de novas pontes para melhorias de acesso no Engenho Seco, na Estrada Ecológica, e 1 ponte no Arataba; a revitalização da Praça do Cristo, com estruturação da viela; e a reforma onde futuramente será o prédio da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Zoonozes).