Desenvolvimento Urbano | 13/11/2023

Obras estruturais reforçam saneamento básico em Louveira

Canalização do Córrego Sapezal para evitar erosões, construção de biodigestores para sanear integralmente e de forma ambientalmente adequada as propriedades rurais e ampliação das ligações domiciliares para setorização do sistema de abastecimento de água são obras que têm sido realizadas pela Prefeitura para aprimorar o saneamento e garantir mais qualidade de vida à população

 

A Prefeitura tem avançado em obras de infraestrutura com objetivo de ampliar a rede de distribuição e melhorar os serviços de saneamento básico entregues à população de Louveira. Todas as obras, realizadas com responsabilidade ambiental, visando a segurança e envolvem drenagem e intervenções consideráveis na infraestrutura da cidade. Entre elas, recentemente concluída, está a canalização de trechos do Córrego do Sapezal, a maior dela na rotatória da Atílio Biscuola, que dá acesso à rodovia Anhaguera e ao bairro Sant Antônio. Com a recente conclusão da obra pela empresa licitada, a Prefeitura fará em breve o paisagismo do local, com plantio de grama, marcando o acabamento no entorno do córrego e valorizando uma das entradas da cidade, onde também se destaca o monumento com o nome de Louveira, feito pelo artista regional, Adélio Sarro.

Foram feitos no local, tanto na rotatória como ao lado da Rua Manoel Antonio Chiquetto, a concretagem do canal e a construção do muro de contenção pelo sistema de gabião, que garante um nível maior de segurança no sentido de evitar erosões e enchentes. As obras são viabilizadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Com o mesmo objetivo, a Prefeitura também realizou a mesma obra na Estiva, onde a encosta sofreu erosão com a força das chuvas do início do ano. A obra foi feita na Avenida Alexandre Biasi, com o muro de contenção por gabião e tubulação para canalização da água. Ambas as obras foram feitas para melhorar a estrutura das encostas nos trechos do córrego e garantir mais segurança no local.

Mas a Prefeitura segue com obras de infraestrutura por toda cidade - são cerca de 20 em execução, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Para melhorar o abastecimento à população, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, tem concretizado também obras que promovem um avanço estrutural na rede.

As intervenções acontecem a partir da construção de biodigestores, que tem por objetivo sanear integralmente e de forma ambientalmente adequada as propriedades rurais, levando o esgotamento sanitário às propriedades que atualmente não são saneadas, em sua maioria, na bacia do Córrego Fetá. A construção de biodigestores irá atender as áreas rurais cadastradas no Promif (Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura) e será um grande avanço contribuindo também para a descontaminação do lençol freático.

Também avança pela Prefeitura as novas ligações domiciliares para setorização do Sistema de Abastecimento de Água do Reservatório Bandeirantes, Sagrado Coração e Vera Cruz, que abastece a região central da cidade, e também dos bairros Vila Bossi, Jardim Bandeirantes, Via Castelli, Capivari e Parque das Videiras.  (SAIBA MAIS)