Desenvolvimento Urbano | 13/08/2020

Obra do Anel Viário de Louveira: um marco na mobilidade e desenvolvimento da cidade para o futuro

Uma obra visionária para você e sua família está sendo realizada, que irá deixar a cidade preparada para o futuro de qualidade e desenvolvimento: o Anel Viário de Louveira, que interligará toda a cidade com novas e readequadas vias.

O anel viário terá uma extensão total de 22,5 km, sendo que 14,5 km são em vias existentes e apenas 8 km serão novas vias. O projeto tem o objetivo de desviar o fluxo de veículos pesados e ampliar a oferta de transporte na região, potencializando o desenvolvimento econômico e desafogando o sistema viário central.

Dividido em 6 trechos, o Anel Viário de Louveira já se encontra com obras em andamento do trecho que é a requalificação viária localizada na Rua Atílio Biscuola, adequando os acessos de entrada e saída da Rodovia Anhanguera que foi adotada a seção com 12,5 metros de largura sendo duas faixas sentido centro e outras duas faixas sentido bairro santo Antônio. No local também será previsto passeio em ambos os lados e a nova rotatória.

Atualmente, as ruas que passam pela requalificação viária são estreitas, não comportando a grande demanda de veículos causados pelo impacto de caminhões de grande porte que saem das empresas logísticas, impactando os ciclistas, pedestres, transportes individuais e coletivos.

O anel viário irá favorecer a mobilidade urbana, a segurança do local e fluxo de veículos para tráfegos leve, médio e de grande porte, sendo este carretas bitrem nove eixos.

A obra terá 11.763,20 m² de pavimentação, 6.085,00m² área de passeio, drenagem, 18 poços de visita, 21 bocas de lobo, volume total de movimentação de terra 44.778,07m³ e rede de água e esgoto.

A obra da requalificação viária das ruas Atílio Biscuola e Manoel Antonio Chiquetto encontra-se em execução com drenagem de águas pluvias, execução de adutoras de água bruta, realização de rede de esgoto, muro de arrimo das áreas desapropriadas na Rua Atílio Biscuola, escavação e demolição de rochas, pavimentação – Abertura de caixa para reforço da base, guias, sarjetas e pavimentação.