Saúde | 17/11/2022

NOVEMBRO AZUL - Com foco na Saúde do Homem, Prefeitura de Louveira intensifica Programa

Ação, intensificada na quarta, tem participação de profissionais da Saúde nos bares da cidade, em conversa com os homens sobre a importância dos exames preventivos contra o câncer de próstata; também foi realizado processo de vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou na última quarta-feira (16), ações do cronograma de Novembro Azul, mês voltado para a importância da prevenção ao câncer de próstata e do diagnóstico precoce. Foi realizado o “Papo de Boteco”, presença de profissionais da saúde em dois bares do centro de Louveira.

Como forma de conscientização sobre o tema, enfermeiros e técnicos de enfermagem estiveram presentes no Bar do William e no Bar do Joaquim, estabelecimentos com público predominantemente masculino, com orientações sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata e pedido de agendamento de diversos exames. Além disso, uma equipe da vigilância esteve presente para realizar vacinação contra a covid-19 e 13 pessoas foram vacinadas.

“Esta ação criativa da saúde de Louveira aproxima nós homens do quanto é necessário a conscientização sobre os exames preventivos e, também, os cuidados permanente com a pandemia que não acabou”, disse o prefeito Estanislau Steck.

Nesta quinta-feira (17), é dia do Bar Dois Irmãos receber os profissionais das 16h às 18h30, além do Bar do William que recebe também novamente os especialistas no mesmo horário.

Servidores públicos também estão inclusos no cronograma. Profissionais da saúde estarão presentes na Litucera, Guarda Municipal, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e Divisão de Transporte entre 18 e 29 de novembro para realização de palestra sobre saúde masculina e consulta com enfermeiros e solicitação de exames, caso necessário. 

Além disso, durante esse período, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão com murais informativos sobre saúde do homem e terão bate-papos nas salas de espera.

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. É importante que todos os homens tenham os exames em dia, participem das ações que estamos promovendo e procurem a UBS mais próxima”, disse a Secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua. 

Confira o cronograma completo: 

Papo de Boteco 
Ação: Palestra sobre saúde do Homem; prevenção e promoção à saúde; solicitações de exames com garantia de agenda breve na UBS mais próxima do local
 

- 17/11 – das 16h às 18h30
Local: Bar do William e Bar dos 2 irmãos

Palestras sobre Saúde do Homem/Consulta enfermeiro e solicitação de exames – 18 a 29 de novembro
Ação: orientações, aferições de pressão e dextro, Consulta enfermeiro com solicitação de exames se necessário, conforme protocolo. 

-  18/11 –  Litucera

- 21/11 - Paço Municipal 

- 22/11 - Secretaira de Desenvolvimento Urbano
 

- 23 e 24/11 –  Guarda Municipal 

- 25/11 – Funcionários da Divisão de Transporte

- 29/11 – Funcionários da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude