Água e Esgoto | 12/02/2020

Nova Estação Elevatória recebe as 12 novas e modernas moto bombas que irão triplicar o bombeamento de água tratada para a cidade

498019be-1f5e-4735-a365-f91706ab065a.jpg

O Município de Louveira recebeu as 12 novas moto-bombas que irão equipar a nova Estação Elevatória da cidade, construída para triplicar a capacidade de bombeamento de água tratada para a população.

A nova Estação Elevatória é composta por tubulações, válvulas e principalmente por 6 (seis) conjuntos de 2 bombas cada, totalmente automatizadas com a facilitação do controle e qualidade do abastecimento de água do município.

Os 6 novos conjuntos duplo de bombas irão triplicar a capacidade de bombeamento da cidade, indo de 500 mil litros/hora para 1.4 milhões de litros/hora, prevendo o futuro para uma população de até 135 mil habitantes.

As novas moto-bombas, com tecnologia Alemã e uma das mais modernas do mundo, possuem rotores de aço inox e dispositivo “pumpmeter” que faz trabalharem sempre no ponto ótimo de eficiência o que garante economia de energia.

O sistema do “pump meter” (medidor de bomba) compreende de sensores de pressão, unidade de análise e unidade de exibição, monitorando pressão de sucção, pressão de descarga e pressão diferencial.

Como o pumpmeter funciona:

  • Para um monitoramento otimizado, o pumpmeter mostra os valores calculados em uma tela de fácil leitura técnica.
  • Um gráfico de curva da bomba mostra ao operador a faixa na qual a bomba está funcionando;
  • o pumpmeter analisa continuamente os dados operacionais da bomba;
  • estabelece um perfil de carga e conscientiza o operador sobre o potencial de economia de energia que pode ser aproveitado usando um variável sistema de controle de velocidade;
  • o pumpmeter substitui o medidor de pressão convencional da bomba, o transmissor de pressão para o controle de funções e demais equipamentos de monitoramento.

  • interfaces padronizadas permitem que os dados obtidos sejam usados por um sistema central de controle de processo;

  • o uso do pumpmeter simplifica o comissionamento de uma bomba com sistema de velocidade variável.

A Estação Elevatória será um componente chave no sistema de abastecimento de água no município, triplicando a capacidade de entrega de água diretamente à população, por meio dos 9 novos reservatórios construídos e já existentes pela cidade.

Totalmente projetada para a segurança de um crescimento populacional, o novo sistema de água da cidade recebeu a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), troca de tubulações, implantação da setorização, outorgas de captação de água bruta, construção da primeira Represa de água bruta, construção de 9 novos reservatórios de água tratada duplicando a capacidade, e agora a finalização da nova Estação Elevatória (bombeamento), totalmente automatizada e moderna

2e65837f-8e61-46da-9418-6aa38add9507.jpg
a4df7247-b965-47c6-b917-2a50810408bb.jpg