Saúde | 09/11/2023

No Dia Mundial do Diabetes, Prefeitura realiza ação especial para a população

No Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, realiza ação especial para a população com orientações com nutricionista, medição de glicemia e vacinação contra Covid-19 e gripe. A ação acontece na Praça da Bica, das 9h às 13h. O endereço é: Rua Anderson Marques, S/N, bairro Santo Antônio.

O Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A principal característica são as altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. 

O Diabetes existe em diferentes tipos:

- Tipo 1: Atingindo cerca de 5% a 10% dos diabéticos, é causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de falha do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina.
- Tipo 2: Atingindo cerca de 90% dos diabéticos, o corpo não produz insulina ou cria resistência à ela.
- Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto.
 - Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos. 

O Diabetes quando não realizado o tratamento, pode causar problemas sérios de saúde, como retinopatia diabética (pequenos sangramentos nos olhos, podendo causar perda de visão), nefropatia diabética (alterações nos vasos sanguíneos dos rins), neuropatia diabética (formigamento, dormência, queimação ou fraqueza nos músculos), infecções, entre outros. 

Em caso de necessidade, o morador pode procurar atendimento médico na Rede Pública de Saúde para orientações e exames. Nas farmácias municipais, a Prefeitura conta com medicamentos que são utilizados no tratamento do Diabetes, como a insulina injetável em frasco, em caneta, entre outros. CLIQUE AQUI para saber mais.