Desenvolvimento Econômico | 19/05/2023

Na rota do ciclismo, Louveira é destaque em guia de cicloturismo do Estado

O guia apresenta em Louveira 5 opções de rotas com diversas intensidades; Louveira também é destaque como uma das 4 cidades que integram a Rota das Frutas, ao lado de Jundiaí, Vinhedo e Itatiba, que juntas somam um percurso turístico de 75 quilômetros de extensão

Pela sua presença no Circuito das Frutas, por suas vinícolas e propriedades fruticultoras e suas estradas rurais bem estruturadas, Louveira tem atraído cada vez mais ciclistas de toda a região, especialmente nos finais de semana. Por todas estas características, o município foi incluído no Guia Temático do Cicloturismo elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens. Para acessar o guia (CLIQUE AQUI)

“Este é um reconhecimento importante e mais um resultado do trabalho intenso que estamos fazendo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, de valorização do Turismo, de atrair mais visitantes; e os ciclistas já descobriram Louveira e o que temos de bom para oferecer. Estruturamos nossas estradas rurais, com pavimentação de piso sustentável, que oferece segurança; estamos trabalhando na sinalização da rota turística, que em breve será instalada na cidade; outra ação que é simples, mas que faz toda a diferença para receber bem os ciclistas foi a instalação de bebedouro, com água gelada, na Estação Ferroviária, que é ponto de encontro deles”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Como reconhecimento das ações de valorização do Turismo, Louveira está concorrendo ao Prêmio Top Destinos Turísticos, realizado de forma conjunta entre a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e a SKÅL Internacional São Paulo. A premiação será realizada em 17 de junho, no Parque da Uva, em Jundiaí, no Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados. Louveira concorre em 2 categorias: “Turismo Rural” e “Turismo de Aventura”. A votação é online e pode ser feita até o próximo dia 26 de maio. Para votar (CLIQUE AQUI).

O guia traz Louveira como uma das 4 cidades que integram a Rota das Frutas, ao lado de Jundiaí, Vinhedo e Itatiba, que juntas somam um percurso turístico de 75 quilômetros de extensão. Em Louveira, a rota explora os locais de valorização do patrimônio histórico e natural da cidade, e também nas áreas rurais, locais onde o Meio Ambiente é bastante preservado, passando por percursos traçados em estradas rurais e vicinais da cidade.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto, explica que o Turismo é uma das prioridades do trabalho realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria, e que o guia temático vem coroar um conjunto de ações feitas neste sentido.

“O Turismo vem sendo fortalecido com diversas ações da nossa equipe. Queremos que Louveira esteja fortalecida porque temos muito a oferecer aos visitantes. Para isso estamos trabalhando intensamente em diversas frentes, na Agricultura, na valorização das propriedades, na estruturação das estradas rurais, com as nossas feiras, que apresentam também o nosso artesanato, além da valorização das nossas belezas naturais”, disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto.

Sobre a Rota das Frutas, o guia apresenta cidades reconhecidas pela produção de frutas e pelas festas temáticas, como a Festa da Uva e Expo Caqui, Festa do Figo, Festa do Morango, Festa da Goiaba, que celebram e valorizam a produção local.

Além de toda estrutura para receber os visitantes, Louveira conta com o Posto de Atendimento ao Turista.

Endereço: Rua 21 de Março, 35-159 - Vila Pasti, Louveira

Horário de Funcionamento: diariamente, das 8h30 às 18h

E-mail: turismo@louveira.sp.gov.br

Dentro de Louveira, o guia apresenta 5 opções de rotas, com intensidades diferentes:

Rota 1 - Imigrantes

Essa é a mais curta e indicada para quem está começando no ciclismo. Ela se inicia na Es[1]tação Ferroviária de Louveira, patrimônio histórico da cidade, e segue em direção à região produtora de frutas. Um percurso cheio de formas e cores, contrastando a arquitetura histórica com as cores das árvores e suas frutas.

Tempo médio para completar a rota: Aproximadamente 3 horas

Total de km: 7.7

Rota  2 – Uvas e Vinhos

Como o próprio nome sugere, essa rota oferece aos ciclistas a possibilidade de conhecer a região das videiras e suas vinícolas. Campos e mais campos com variedade de parreiras e uma beleza indescritível, principalmente no auge do seu cultivo.

Tempo médio para completar a rota: 5h26

Total de km: 14

Rota 3 - Ecológica

Esta rota, além de apresentar a região produtora de frutas, oferece aos ciclistas uma linda estrada ecológica e com pontos de suporte aos praticantes do pedal.

Tempo médio para completar a rota: 1h18

Total de km: 24.1

Rota 4 – Bica

Lindas paisagens por todo o canto e cenários especiais. Tudo muito colorido pelo caminho, por conta das plantações de diversos tipos de frutas.

Tempo médio para completar a rota: 1h48

Total de km: 33.5

Site da rota: CLIQUE AQUI

Rota 5 - Engenho Seco

O pedal segue em trilha traçada por regiões produtoras de frutas e vinhedos até o bairro Engenho Seco.

Tempo médio para completar a rota: 1h33

Total de km: 29.8