Saúde | 13/05/2014

Mutirão de Combate à Dengue visita mais de 600 casas

Foto: Divulgação

A Vigilância em Saúde (Visa) da Prefeitura de Louveira realizou no último sábado (10 de maio) um mutirão para remoção de objetos que possam servir de criadouro do mosquito causador da dengue. A ação, intensificada nas regiões do Monterrey e Santo Antônio, contou com o apoio de cerca de 50 funcionários, entre agentes comunitários, profissionais da saúde e limpeza pública, que visitaram ao todo 589 imóveis.

De acordo com o diretor da Visa, Cristiano Araújo, o ‘arrastão’ foi “um sucesso” e contou a colaboração dos moradores. “Foram visitados 214 imóveis no bairro Monterrey e 375 na região do Santo Antônio, onde recolhemos ao todo dois caminhões completos de materiais. O sucesso da ação se deve grande parte à cooperação dos moradores, que contribuíram permitindo o acesso das equipes e removendo de imediatos os possíveis criadouros”, afirmou.

A iniciativa integra o plano de ações de combate à dengue, intensificado nas últimas semanas após receber reforço de mais sete agentes comunitários, ampliando o efetivo para 12 profissionais. “Estamos totalmente engajados nos esforços de contenção da dengue, por isso intensificamos também o trabalho de orientação à população, através da colocação de outdoors e totens pela cidade, além da distribuição de panfletos com informações de como manter a residência longe da ameaça da doença”, reforça Cristiano.

Além das visitas domiciliares e do trabalho informativo, os agentes efetuam a averiguação de ‘pontos especiais’ onde há maior probabilidade circulação dos vetores de transmissão, como borracharias, imóveis com grande circulação de pessoas, escolas e prédios públicos.

Responsabilidade conjunta

Para obter êxito no combate ao mosquito da dengue, diz Cristiano, é imprescindível a participação da população louveirense. “As ações de combate à dengue são realizadas ao longo de todo o ano e consiste numa parceria entre população e prefeitura. Por isso é necessária a colaboração dos louveirenses, que podem ajudar de duas formas: permitindo o acesso dos agentes às suas residências e evitando deixar água acumulada em latas, embalagens, copos plásticos, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, que são onde o mosquito se desenvolve”, orienta.

A moradora do Santo Antônio Francisca Antônia Assis apoia a iniciativa da Prefeitura e concorda com Cristiano. Para ela o mutirão é muito eficaz e “evita que as pessoas fiquem doentes”, porque recolhe materiais que, segundo ela, ficam acumulados nas residências. “Tem muita gente que possui um monte de ‘coisas’ acumuladas em casa e se esquece de descartar”, conclui. Já a moradora Maria Helena Ludres afirma que a ação “é importante porque ajuda a evitar que a epidemia da doença em cidades da região atinja Louveira”.

Mesmo com o trabalho intensificado, a Secretaria de Saúde alerta à população a procurar a unidade de saúde mais próxima em caso de febre, dores de cabeça, dores atrás dos olhos, no corpo ou nas juntas, desânimo e manchas avermelhadas na pele. “Não se esqueça de informar se esteve ou viajou para local com possíveis focos do mosquito vetor da dengue”, orienta o diretor da Visa.