Saúde | 30/05/2016

Moradores recebem aparelhos auditivos

Aparelhos Auditivos

14 munícipes receberam um par de aparelhos totalmente gratuitos, além de toda orientação e suporte para adaptação

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a entrega de 28 aparelhos auditivos para moradores da cidade portadores de deficiência auditiva. Ao todo, 14 pessoas foram beneficiadas com um par de aparelhos, o que resultará em melhor qualidade de vida. A distribuição foi realizada no auditório da Secretaria da Saúde. Para receber o aparelho auditivo, os beneficiados se inscreveram na Rede Municipal de Saúde e passaram por avaliação de um médico especialista e de uma fonoaudióloga.

Vanessa F. Castilho, representante da empresa fornecedora do aparelho na região, tirou dúvidas dos beneficiados e explicou também que eles deverão retornar daqui alguns dias à Rede Municipal de Saúde para avaliação. “Estamos aqui para fornecer todo o suporte aos beneficiários em casos de dúvidas de como utilizar da melhor forma possível o aparelho. Para tanto, todos passaram por avaliações e testes para que adaptemos os aparelhos de acordo com o grau de deficiência auditiva de cada um”, esclareceu a fonoaudióloga.

De forma coletiva, os contemplados também receberam orientações sobre o uso correto do aparelho, como realizar a limpeza, troca de pilhas e os cuidados que devem ser tomados para conservá-los funcionando perfeitamente. “Estamos tirando algumas dúvidas gerais e depois, individualmente, iremos acompanhar cada paciente em sua adaptação”, explicou Vanessa.

Conceição C. da Costa, 94, usará pela primeira vez o aparelho, adaptando-se novamente aos sons com supervisão médica. A afilhada Estela Eide, conta que ganhar o aparelho vai ajudar muito toda a família. “Como ela ouvia bem pouco, ela ficava no mundo dela, sem interagir e estava sofrendo de depressão, agora vai poder interagir nas conversas, assistir TV e voltar a ter uma vida normal” conta.