Segurança | 27/08/2021

MOBILIDADE - Obras de melhoria no trevo do Burck começam na próxima quarta-feira (1º) em Louveira

CCR AutoBAn vai alargar dispositivo do km 71 da Anhanguera, que passará a ter duas faixas de rolamento; medida irá melhorar a fluidez do tráfego no local

A CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, inicia, a partir da próxima quarta-feira (1º de setembro), uma obra de adequação geométrica no trevo do km 71 da Via Anhanguera (SP-330), no entroncamento com a Rodovia Romildo Prado (SP-063), em Louveira.

Serão realizados ajustes no trevo, com a implantação de duas faixas de rolamento nas rotatórias localizadas nos dois lados da Via Anhanguera (norte e sul). A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em até 90 dias.

Este alargamento da via permitirá ampliar o encaixe da Rodovia Romildo Prado (SP-063) no dispositivo, tanto na chegada quanto na saída de Louveira, o que deve reduzir o tempo de espera e os constantes congestionamentos registrados no local.

Além disso, as alças de retorno em cada trevo serão eliminadas, resultando em menor quantidade de interferências no tráfego. Segundo a AutoBAn, estudos realizados no local apontam que as medidas vão melhorar a fluidez no local e reduzir o tempo de espera dos motoristas, especialmente nos horários de pico.

O encaixe da avenida marginal (lado sul da Via Anhanguera, na região do bairro Santo Antonio) com a alça de acesso para a pista sul – sentido Capital – da Via Anhanguera também será alargado, permitindo principalmente que os veículos pesados acessem a rodovia sem passar pelo trevo.

Como medida adicional, a Prefeitura de Louveira vai mudar a mão de direção da Rua Martinho de Ludres, que hoje é de mão dupla e passará a ter o tráfego apenas no sentido Rodovia-Bairro Santo Antônio no seu trecho inicial, até o cruzamento com a Rua Vitório Finamore. Depois disso, a via segue com mão dupla. O estacionamento de veículos no lado par da Rua Vitório Finamore também ficará proibido.

As obras foram aprovadas pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e foram discutidas e definidas após uma série de encontros entre representantes da concessionária e da Prefeitura desde o começo do ano.

Mudanças no tráfego

Em função das obras de adequação geométrica no trevo do km 71 da Via Anhanguera, as alterações de tráfego passam a valer a partir do dia 1º de setembro e serão definitivas.

Com isso, para utilizar a pista norte - sentido Interior – da Via Anhanguera (SP-330) a partir do bairro Santo Antonio, o motorista deverá seguir pela pista leste (sentido centro de Louveira/cidade de Itatiba) da Rodovia Romildo Prado (SP-063), utilizar o retorno na saída 1 e acessar a SP-330 por meio da pista oeste (sentido SP-330) da SP-063.

Já os motoristas que pretendem acessar o bairro Santo Antonio a partir da pista norte – sentido interior - da Via Anhanguera (SP-330), também deverão utilizar a pista leste - (sentido centro de Louveira/cidade de Itatiba) da Rodovia Romildo Prado (SP-063), utilizar o retorno na saída 1 e acessar o bairro por meio da pista oeste da SP-063.

Sinalização

Prefeitura de Louveira, Artesp, CCR AutoBAn e o Polícia Rodoviária Estadual concentram todos os esforços para proporcionar o máximo de segurança aos usuários da rodovia. Para orientação aos motoristas, será reforçada a sinalização no local. Faixas inicando a mudança de direção da Rua Martinho de Ludres serão instaladas já a partir deste final de semana. Os motoristas devem ficar atentos às mudanças.

Mais informações podem ser obtidas no Disque CCR AutoBAn: 0800-055-55-50, no site da concessionária – www.autoban.com.br – ou no aplicativo CCR Rodovias, disponível para smartphones com sistemas operacionais IOS ou Android.