Gestão Ambiental | 02/06/2021

MEIO AMBIENTE – Louveira celebra o Dia Nacional da Educação Ambiental nesta quinta (3)

Prefeitura de Louveira proporciona a educação ambiental utilizando de estudos e atividades práticas para os alunos da rede municipal

O Brasil comemora nesta quinta-feira (3) o Dia Nacional da Educação Ambiental.

A data foi criada em 14 de maio de 2012 pela Lei nº 12.633.

A Prefeitura de Louveira realiza as atividades de educação ambiental com objetivo de implantar o conhecimento sobre o meio ambiente nas escolas municipais com estudos e atividades práticas. 

A educação ambiental é um processo que tem como objetivo sensibilizar a comunidade desde os primeiros anos escolares. 

A ação traz resultados no aprendizado das crianças, que também compartilham com os adultos o que aprendem na escola, sendo o ponto inicial para o sucesso de todos os programas de meio ambiente que envolvem a conscientização.

Essa preocupação é necessária para que o desenvolvimento sustentável seja real e para que seja cumprido o que diz o artigo 225 da Constituição Federal de 1988: Todos possuem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as atuais e futuras gerações.  

A secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio, afirma que, mesmo com a pandemia do coronavírus, os projetos que envolvem a educação ambiental continuam. 

“Há 1 ano e 3 meses estamos privados de realizar as atividades junto às crianças da rede municipal devido à pandemia. Porém, os projetos não vão parar. A Estrada Ecológica, onde acontece a visita ao manancial da cidade, está silenciosa, e a Estação de Tratamento de Água e a Estação de Tratamento de Esgoto estão funcionando a todo vapor esperando o dia em que voltaremos a visitá-la novamente. Nossos recicláveis continuam sendo recebidos e triados na Cooperativa de Reciclagem. A época da estiagem chegou e não podemos conversar pessoalmente sobre os incêndios, mas continue fazendo a sua parte: não faça queimadas. Os cuidados e a proteção com a fauna silvestre se mantêm firmes com a nossa parceria com a Associação Mata Ciliar. O Instituto Estre segue recebendo nosso lixo orgânico. Estamos providenciando várias mudas de hortaliças para o retorno presencial das aulas. O Rio Capivari é a novidade de 2021 e que também veio para ficar com o Projeto Tabarana”, afirmou.

As Leis que regem a educação ambiental em Louveira foram instituídas pelas Leis Municipais n°2029, de 29 de dezembro de 2008, e pela Lei Municipal n°2131 de 19 de outubro de 2010, sendo posteriormente regulamentado pelo Decreto Municipal nº 5541, de 24 de setembro de 2020.