Gestão Ambiental | 14/05/2021

MEIO AMBIENTE – Louveira celebra Dia Mundial da Reciclagem com coleta especial de óleo de cozinha e equipamentos eletrônicos

Ação será realizada na Praça da Bica e na Estação Ferroviária das 9h às 16h; óleo deve ser levado dentro de garrafas pet

A Prefeitura de Louveira realiza na próxima segunda-feira (17) uma ação especial para coleta de óleo e equipamentos eletrônicos para marcar o Dia Mundial da Reciclagem. 

A coleta vai acontecer em dois pontos na cidade: na Praça da Bica (bairro Santo Antônio) e na Estação Ferroviária (Centro) das 9h às 16h. A atividade é realizada pela Secretaria de Gestão Ambiental.

O óleo de cozinha deve ser levado até os locais dentro de garrafas pet, bem fechadas. Os materiais serão direcionados para a Cooperativa de Reciclagem, que fará a separação e repassará para o processo de reciclagem.

Conscientização
A ação reforça a importância da conscientização da população quanto a seus hábitos de consumo, que estão diretamente relacionados com a quantidade de resíduos gerados e o destino dado a eles, que é responsabilidade de cada um. 

A proposta chama também as pessoas para uma reflexão sobre o consumo de forma geral e qual tipo de impacto que ele causa, tanto local quanto globalmente, além de incentivar a redução de alguns hábitos, o que pode minimizar o desperdício de água, de energia e outros recursos.

Reaproveitamento
A secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio, afirma que ações como esta são fundamentais para conscientização da população sobre as ações sustentáveis que cada um pode adotar em sua rotina.

“Doar roupas, brinquedos, sapatos, entre outros é uma ação socioambiental, porque além de ajudar alguém, você estimula o círculo de reaproveitamento dos materiais, poupando recursos naturais renováveis e não renováveis. Reparar coisas em nossa casa que estejam quebradas também é uma ação ambiental. Pense bem antes de se livrar de algo que possa ter conserto. Se não tiver jeito, aqui em Louveira, o destino é certo: o saco verde, que será encaminhado para Cooperativa de Reciclagem. Lá, todo resíduo é separado por tipo de material e será destinado de forma correta, poupando recursos naturais e utilizando o material reciclável como matéria-prima. Todos nós devemos nos lembrar da teoria dos 5 R’s da Sustentabilidade: Refletir, Reduzir, Reaproveitar, Reparar e Reciclar”, afirmou.

Coleta
Atualmente o município arrecada cerca de 120 toneladas por mês de materiais recicláveis, que recebem destinação correta e geram renda para os cerca de 40 cooperados da Cooperativa de Reciclagem Recomeço.

Além dos salários, eles têm acesso a férias, 13° salário, cesta básica, entre outros benefícios, o que garante ainda inclusão social, trabalho digno e sensibilização socioambiental.

Pontos de coleta
Praça da Bica: Rua das Rosas, 162 – bairro Santo Antônio. Das 9h às 16h
Estação Ferroviária: Rua 21 de Março, 35  - bairro Vila Pasti. Das 9h às 16h