Gestão Ambiental | 16/09/2021

MEIO AMBIENTE - Ação no Dia da Árvore troca óleo usado e resíduos eletrônicos por mudas de espécies nativas

Coleta vai acontecer na próxima terça-feira (21) em dois pontos: na Praça da Bica (bairro Santo Antônio) e na Estação Ferroviária (Centro) das 9h às 16h

A Prefeitura de Louveira realiza, na próxima terça-feira (21), uma ação especial para coleta de óleo e equipamentos eletrônicos em troca de mudas de árvores. A iniciativa marca o Dia da Árvore, comemorado nesta mesma data. 

A coleta vai acontecer em dois pontos na cidade: na Praça da Bica (bairro Santo Antônio) e na Estação Ferroviária (Centro) das 9h às 16h. A atividade é realizada pela Secretaria de Gestão Ambiental.

O óleo de cozinha deve ser levado até os locais dentro de garrafas pet bem fechadas.

Os materiais serão direcionados para a Cooperativa de Reciclagem, que fará a separação e repassará para o processo de reciclagem.

Serão entregues mudas de diversas espécies, todas nativas e adequadas para arborização em áreas urbanas. Entre elas: pitangueiras, ipês, goiabeiras, aroeiras-pimenteiras, canudos-de-pito, palmeiras-jerivá.

Conscientização

A ação reforça a importância da conscientização da população quanto a seus hábitos de consumo, que estão diretamente relacionados com a quantidade de resíduos gerados e o destino dado a eles, que é responsabilidade de cada um. 

A proposta chama também as pessoas para uma reflexão sobre o consumo de forma geral e qual tipo de impacto ele causa, tanto local quanto globalmente, além de incentivar a redução de alguns hábitos, o que pode minimizar o desperdício de água, de energia e outros recursos.

Coleta

Atualmente o município arrecada cerca de 150 toneladas por mês de materiais recicláveis, que recebem destinação correta e geram renda para os cerca de 50 cooperados da Cooperativa de Reciclagem Recomeço.

Pontos de coleta

- Praça da Bica: Rua das Rosas, 162 – bairro Santo Antônio. Das 9h às 16h

- Estação Ferroviária: Rua 21 de Março, 35  - bairro Vila Pasti. Das 9h às 16h