Saúde | 29/11/2022

Médico infectologista fala sobre a importância do uso de máscaras

Louveira retoma por prevenção obrigatoriedade de máscaras em locais fechados e transporte público

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou na última segunda-feira (28), o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados (incluindo transporte público) e nas unidades educacionais da cidade, incluindo municipal, estadual e particular, com recomendação forte também para uso em locais abertos assim como evitar aglomerações. O médico infectologista, Arthur Colussi, fala sobre a importância de tomar essa medida protetiva. 

“A decisão foi tomada com base no atual cenário epidemiológico, que demonstra um aumento expressivo no número de casos. O objetivo é evitar uma disseminação sem controle da doença. As medidas visam não somente a proteção das pessoas que usam a máscara, mas também dos outros, impedindo a transmissão da doença para aqueles com comorbidades. Mesmo as pessoas com quadros leves podem ficar com sequelas da covid-19”, fala o infectologista. 

A média é de 300 casos confirmados nas últimas duas semanas, muito superior ao início de novembro quando apenas 12 casos foram registrados em sete dias. Além disso, após 4 meses sem nenhuma morte por covid-19, foi registrado um falecimento por complicações da doença, chegando a 126 óbitos desde o inicio da pandemia.  

Além disso, ele fala de outros métodos de prevenção que devem ser adquiridos: “É importante que as pessoas mantenham o esquema vacinal completo, com todas as doses necessárias, usem máscara em lugares fechados e abertos em caso de grandes aglomerações e sigam os protocolos de higiene, usando álcool em gel e lavando as mãos e quando possível, cumpram o distanciamento social”, finaliza Arthur. 

CLIQUE AQUI para conferir o vídeo.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão abertas das 8h às 15h para realizar vacinação e testes de Covid-19 em pessoas com sintomas leves. O PA Santo Antônio e a Santa Casa também estão realizando os testes. Os casos leves testados nas UBSS, se necessário for, serão encaminhados para a Santa Casa.

Com esta nova decisão, eventos organizados pela Prefeitura estão sendo revisados e, se necessário, alguns serão suspensos ou adiados para outras datas futuras, com redução da capacidade de público interno. Esta ação não interfere nos eventos particulares que devem seguir o uso de máscaras em locais fechados e evitar aglomerações.

A Secretaria da Saúde também reforça que o uso de máscaras é um elemento importante para todos, especialmente para aqueles com comorbidades ou pessoas idosas. Em locais abertos, é recomendado fortemente o uso de máscaras, principalmente em lugares que possam ter um número maior de pessoas. Locais fechados, incluindo transporte público e escolas, passam a ser obrigatórios. 

Serviço
- Uso obrigatório de máscaras em locais fechados (incluindo transporte público).
- Forte recomendação de uso de máscaras também em locais abertos
- Novos protocolos de testagem:
Todas as UBSs (sintomas leves)
Segunda a sexta
8h às 15h
P.A Santo Antônio e Santa Casa
24 horas