Desenvolvimento Econômico | 15/10/2015

Mais de 70 Agricultores participam do 4º Dia do Campo Limpo de Louveira

Dia_Campo

O ‘Dia do Campo Limpo’ é uma iniciativa da Divisão de Agricultura da Prefeitura de Louveira que tem o apoio da Secretaria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, da Adiaesp, da Casa da Agricultura de Louveira - CATI e da Associação dos Produtores Rurais de Louveira – APR. Nesta 4ª edição a DINOPLAST, empresa louveirense pioneira na tecnologia de reciclagem de embalagens de agroquímicos, patrocinou o evento que levou mais de 70 agricultores do município a entregarem as embalagens vazias de agroquímicos que se encontravam armazenadas em suas propriedades rurais.

Além de fazer parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a correta devolução das embalagens vazias de agroquímicos é uma das metas do Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura (PROMIF), que subsidia até R$ 4.000,00 por ano por hectare cultivado com frutas e manejado sob as normas de Boas Práticas Agrícolas.

Esse evento tem por objetivo facilitar o cumprimento da lei federal que obriga a devolução das embalagens vazias de agroquímicos. Como o ponto de coleta mais próximo fica no município de Valinhos uma vez por ano a Divisão de Agricultura organiza essa atividade que evita a necessidade de um maior deslocamento do produtor e garante a limpeza das propriedades rurais do município, contribuindo com a segurança das famílias dos trabalhadores rurais e com a preservação do meio ambiente.

De acordo com o técnico da Adiaesp, responsável pela coleta e transporte do material, alguns outros municípios da região também realizam esse evento, mas nunca havia visto tamanha organização e participação dos agricultores num único local. “Isso é fruto de uma boa organização, do empenho dos parceiros e da confiança que os agricultores têm naqueles que realmente trabalham pelo setor”, ressalta.

Também foi o primeiro evento realizado nas dependências do Centro de Apoio ao Produtor de Louveira – CAP, oportunidade que os agricultores aproveitaram pra conhecer as obras em andamento no local que está sendo transformado em sua nova casa.