Cidadão

Empresa

Servidor

Educação | 20/10/2015

Louveira supera média estadual e nacional em índice de educação

Educação

Com média 5,3, cidade aparece como a segunda mais bem colocada no ranking do IOEB do Aglomerado Urbano de Jundiaí

Louveira aparece com média superior à nacional e do Estado de São Paulo no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que avalia desde o ensino infantil ao médio de todas as redes existentes na cidade, englobando as escolas estaduais, municipais, privadas e todos os moradores em idade escolar.

A cidade obteve 5,3 de pontuação no Índice, enquanto que São Paulo aparece com média 5,1, e o Brasil com 4,5. Com a nota, Louveira fica na segunda posição do Aglomerado Urbano de Jundiaí, atrás apenas de Jundiaí (5,6) e á frente das outras cinco cidades.

Idealizado pelo Centro de Liderança Pública, com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho, o IOEB analisa vários indicadores, como qualidade dos professores, tempo de jornada na escola, experiência dos diretores, aprovação dos alunos, entre outros. 

A colocação de Louveira no IOEB foi divulgada cerca de um ano depois da cidade obter nota 6,6 no Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico), que, por sua vez, avalia o desempenho dos alunos até o Ensino Fundamental – ou seja, ao contrário do IOEB, o Ideb mede apenas as escolas sobre administração da Prefeitura. A pontuação obtida pelas escolas municipais no Ideb supera o previsto para 2013 (6,1) e alcança a estimativa para 2017 com quatro anos de antecedência.