Gestão Ambiental | 24/01/2024

Louveira segue com avanços nas ações e investimentos na área de Gestão Ambiental

Com nota 96, a maior da história da cidade, Louveira foi anunciada no ano de 2023, como a melhor cidade do Estado de São Paulo, entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes, em investimentos na área ambiental, no Programa Município VerdeAzul.

Visando o compromisso com o meio ambiente, natureza e qualidade de vida da população, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, tem realizado uma série de avanços nas ações e investimentos na área ambiental. E estes avanços seguem neste ano de 2024.

Entre os destaques de 2024, por exemplo, consta a continuidade das ações do Centro de Educação Ambiental Tabarana, o CEA Tabarana, que foi inaugurado em março de 2023 dentro das celebrações do aniversário da cidade. Localizado na Avenida José Mamprim, n°110, no bairro Colina da Bela Vista, o local proporciona cursos gratuitos, palestras e atividades relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, tanto para crianças das escolas, quanto para adultos. Neste ano, iniciaram as atividades em parceria com a AGIR AMBIENTAL, implantando 10 unidades de sistemas de compostagem, cada um composto por 6 caixas, que serão instalados em escolas e também utilizados para apresentações.

Além disso, foram implementadas 2 colmeias de abelhas nativas brasileiras sem ferrão, nas quais serão ensinadas sobre a dinâmica e os cuidados com esse importante inseto. Um jardim sensorial também foi instalado para ensinar sobre ervas medicinais e aromáticas utilizadas na culinária. Foram instalados 3 sistemas de captação de água da chuva com o objetivo de ensinar como aproveitar esse recurso natural fornecido gratuitamente pela natureza.

Por meio do convênio com PCJ e Agir Ambiental, a Prefeitura continua com as ações do Programa TABARANA para reintroduzir o peixe no Rio Capivari, um importante manancial da região.

A montagem do viveiro de mudas nativas está quase finalizada e, além disso, estão sendo distribuídas mudas para qualquer pessoa interessada, proporcionando informações essenciais, como o porte da árvore, como plantar e quais cuidados tomar quando a árvore estiver adulta.

Além dessas ações e investimentos, a Prefeitura de Louveira realizou outros inúmeros projetos visando avanços na área ambiental. Confira detalhes na matéria: Prefeitura de Louveira realiza avanços em 2023.

Secretaria de Gestão Ambiental

Endereço: Rua Angelo Steck, 410, bairro Vila Nova - esquina com a Rodovia Romildo Prado
E-mail: meioambiente@louveira.sp.gov.br

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h