Esporte, Lazer e Juventude | 22/10/2015

Louveira sediou etapa final de Campeonato Nacional de Rugby

Rugby

Os melhores times femininos do Brasil decidiram a final no estádio municipal

No último final de semana Louveira foi sede do Campeonato Nacional Super Sevens - Categoria olímpica de Rugby feminino. Os jogos aconteceram no Estádio Municipal José Silveira Nunes a partir dos 10h, com presença dos times finalistas: 'Desterro', 'SPAC', 'Curitiba' e 'Charrua', que eram favoritos ao título.

Esta é a primeira vez que a cidade recebe um evento desse porte na modalidade. Segundo os organizadores, a cidade faz parte do polo estratégico do desenvolvimento do Rugby. “Louveira ganhou destaque no cenário nacional e também apresentou as condições necessárias exigidas pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) para realizar o torneio. A proximidade com a capital foi um fator importante”, afirma.

A final foi entre os times Charrua e Curitiba. A equipe do Charrua venceu o jogo da final e conquistou o troféu de campeão da 6ª etapa, mas foi o time de Curitiba que, com a soma de pontos, ganhou o título do Campeonato Sevens, além de ser o time mais estável do campeonato.

A classificação final do torneio teve o Curitiba em 1º lugar com 91 pontos, seguido pelo Charrua (85), São José (69) e Desterro (68). 'Band Saracens' e 'Delta' - a grande surpresa da competição - ficaram empatados com 64 pontos.

Durante o campeonato, crianças que participam do projeto ‘Wallys Rugby’ brincaram em campo no intervalo e auxiliaram os atletas durante os jogos, participando da organização e apoio oferecido pela prefeitura, acompanhado dos professores.

O professor Arnaldo Montenegro, que comanda os treinos pelo time de Louveira afirma que o time da cidade chamou atenção da confederação e garantiu uma maior visibilidade. "O time do Wally's masculino adulto esse ano teve uma enorme visibilidade, disputando dois campeonatos simultaneamente, a Copa São Paulo (terminando com o vice campeonato) e a Taça Tupi, campeonato Nacional (terminando em terceiro), isso tudo auxiliou para a visibilidade da cidade. Além disso somos uma equipe que possui 160 crianças na categoria de base e time feminino adulto".

Seis atletas que participaram dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 estavam presentes durante as competições e incentivaram as crianças.
A atleta medalha de bronze no Pan, Beatriz Futuro, joga no time do Niterói e acha positivo difundir o esporte nas cidades do interior. “A cidade nos recebeu muito bem, com uma ótima organização e a participação das crianças durante os intervalos mostra como é importante incentivar as crianças com a prática esportiva” comenta.

Time da cidade

O município oferece escolinhas na modalidade do Rugby para todas as idades. Os treinos são feitos no CEIL do Bairro Santo Antônio com o projeto 'Wallys Rugby'. As aulas são ministradas pelo professor Arnaldo Montenegro, responsável pelo 'Pólo 019' - projeto da Confederação Brasileira de Rugby - e como treinador exerceu excelente trabalho junto ao 'Volta Redonda Rugby Clube' e agora está no comando do 'Wallys'.

Para o professor Arnaldo, o projeto com crianças, contribui para o esporte da região. " O projeto tem um enorme poder transformador, pois trás a possibilidade de essas crianças terem novas experiências e em uma nova modalidade esportiva. Eles são o futuro do clube, o Wally's tem total consciência sobre a necessidade de ter essa categoria da base cada vez mais sendo expandida" comenta.

A equipe feminina segue sob o comando do técnico Rafael Gustavo Lopes (Guga) e as categorias de base sob a orientação de Guga e Samuel Almeida. Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Esporte e o Instituto Agronômico garantiram à equipe 'Wally’s Rugby Louveira' uma sede própria com um campo contendo estrutura necessária para receber os treinos e jogos do time.

O clube do Wally’s fica no Bairro Currupira e é chamado de ‘Listradão’, em alusão ao apelido de ‘listrados’ – como são conhecidos os integrantes do time. O campo possui 60 metros de largura e 100 metros de comprimento – sendo 90 metros de campo e mais 5 metros de cada lado de ‘in goal’. Além da pintura definitiva, o campo conta com traves oficiais fixas.

O time do Wallys está pronto para receber todo e qualquer atleta que se interesse pela modalidade. Quem quiser participar, é só comparecer ao CEIL do bairro Santo Antônio de segunda e quarta ás 22h.