Água e Esgoto | 04/11/2015

Louveira recebe Plano de Combate a Perdas de água da agência PCJ

SAE

Cidade foi um dos 14 municípios das Bacias PCJ a receber o documento, que serve como um plano diretor das ações de redução do desperdício

Integrantes da Secretaria de Água e Esgoto (SAE) da Prefeitura de Louveira receberam no dia 23 de outubro (sexta-feira) o Plano Diretor de Combate às Perdas em Sistema de Abastecimento Público de Água, elaborado pela Fundação Agência das Bacias PCJ em parceria com empresas especializadas. O ato de entrega aconteceu em Atibaia, durante a 14ª reunião extraordinária de membros dos comitês.

Além de Louveira, outros 13 municípios das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, sendo nove do Estado de São Paulo e cinco de Minas Gerais, também foram contemplados com o documento, que beneficia um total de 315.401 habitantes.

O Plano de Combate às Perdas funcionará como um guia com o objetivo de orientar as ações e projetos da SAE para um programa de redução permanente dos índices de perdas de água.

A redução das perdas físicas permite diminuir os custos de produção, tais como: consumo de energia, produtos químicos, entre outros. Já a redução das perdas não físicas permite aumentar a receita tarifária, melhorando a eficiência dos serviços prestados e o desempenho financeiro do serviço.

De acordo com a diretora de Planejamento e Projetos da SAE de Louveira, Verônica Sabatino, o Plano irá auxiliar a cidade a reduzir ainda mais os desperdício de recursos hídricos. “O documento apresenta ações de curto, médio e longo prazo, que visam alcançar 20% de perdas para um horizonte de tempo de 20 anos, conforme metas estabelecidas pelo Plano de Bacias aprovado pelos Comitês PCJ. A ideia é identificar e corrigir de forma contínua fatores de desperdícios da água utilizada em Louveira para abastecimento público”, afirma.

De acordo com a Agência PCJ, o Plano é resultado de um trabalho que começou em 2012, quando a Fundação realizou uma pesquisa com todos os municípios das Bacias PCJ com intuito de levantar quais não possuíam os Planos. O resultado do levantamento apontou que 33 cidades se encaixavam nesse quadro, sendo que 19 têm concessão com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e 14 são as próprias responsáveis pela administração dos serviços de abastecimento de água.

A partir daí, a Agência das Bacias PCJ começou a atuar no apoio aos 14 municípios com a confecção dos Planos. Para isso, foram investidos cerca de R$ 1,9 milhão, com valores extraídos do Plano de Aplicação Plurianual (PAP PCJ 2013/2016) advindos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos no âmbito federal.

Após processo licitatório, as empresas RHS Controls – Recursos Hídricos e Saneamento Ltda. – EPP e Novaes Engenharia e Construções Ltda. – EPP foram contratadas para executar o trabalho, cuja confecção durou 11 meses.

Para a coordenadora de projetos da Agência, Elaine Franco de Campos, “as atividades a serem implantadas nos Planos Diretores para o Combate às Perdas em Sistemas de Abastecimento Público de Água tendem a contribuir consideravelmente com o decréscimo do índice de perda de água nos municípios, colaborando para a sustentabilidade hídrica das Bacias PCJ”.

O diretor presidente da Agência, Sergio Razera, concorda com Elaine. “Um dos fatores que comprometem os sistemas públicos de abastecimento de água é a perda e o desperdício dos recursos hídricos. Por isso, é necessária a busca constante de atividades que diminuam esse problema. (A redução das perdas) é uma questão de estratégia, tanto para o setor público, quanto para as empresas privadas que prestam serviços nessa área”, afirmou.

“Gato” também é considerado perda

Além das perdas físicas de água, como vazamentos no sistema e lavagem de filtros, a água consumida e não registrada também entra nessa conta, como as ligações clandestinas ou não cadastradas, hidrômetros parados ou subdimensionados, fraudes em hidrômetros, entre outras.