Saúde | 16/01/2024

Louveira realiza vacinação contra Covid-19 de acordo com as novas recomendações de 2024

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, inclui a vacina contra Covid-19 no calendário de vacinação de rotina para crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Para a faixa etária de 5 anos ou mais, a vacina passou a ser indicada para os grupos prioritários, que possuem maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Para crianças de 6 meses a 4 anos de idade, o esquema é de 3 doses, sendo a primeira dose com 6 meses, a segunda dose com 7 meses e a terceira dose com 9 ou 11 meses (a depender do fabricante). Para os grupos prioritários acima de 5 anos de idade, a indicação é de uma dose anual ou a cada seis meses, variando de acordo com o grupo, e independentemente do número de doses tomadas anteriormente.

A Secretaria de Saúde ressalta que os esquemas primários de vacinação contra a Covid-19 não são mais recomendados rotineiramente para as pessoas com 5 anos ou mais de idade que não fazem parte do grupo prioritário. Entretanto, se um indivíduo que não tenha sido vacinado anteriormente ou que tenha recebido apenas uma dose da vacina e optar por se vacinar, pode iniciar e/ou completar o esquema primário de vacinação, que consiste em duas doses da vacina recomendada para a idade, com intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses.

Grupo prioritário / Intervalo entre as doses

Pessoas de 60 anos ou mais / 6 meses 

Pessoas imunocomprometidas / 6 meses 

Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias do parto) / 6 meses 

Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores  / Anual 

Indígenas / Anual 

Ribeirinhos / Anual 

Quilombolas / Anual 

Trabalhadores da saúde / Anual 

Pessoas com deficiência permanente / Anual 

Pessoas com comorbidades / Anual 

Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos) / Anual 

Funcionários do sistema de privação de liberdade / Anual 

Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas / Anual 

Pessoas em situação de rua / Anual