Saúde | 01/03/2023

Louveira realiza Plenária Municipal preparatória da Saúde para conferências estadual e nacional

Durante evento de caráter deliberativo e propositivo, foi debatido o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, amanhã vai ser outro dia”

Na última segunda-feira (27), a Prefeitura de Louveira, por meio do Conselho Municipal de Saúde (COMUS) vinculado à Secretaria de Saúde, realizou a Plenária Municipal de Louveira,  preparatória para a 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo e a 17ª Conferência Nacional de Saúde. A Plenária, de caráter deliberativo e propositivo, debateu o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, amanhã vai ser outro dia”.

O Prefeito Estanislau Steck esteve presente no evento: “Saúde é prioridade, e deve ser para todos, por isso o debate é essencial. Estamos trabalhando em diversas áreas para oferecer mais qualidade e ampliar o atendimento”, afirmou ele.

Participaram da Plenária cerca de 50 pessoas, entre elas usuários e representantes de prestadores de serviços de saúde e a equipe de gestão da rede pública de saúde, incluindo conselheiros de saúde.

Foram discutidos três eixos diferentes ao longo do evento.
I. O BRASIL QUE TEMOS E QUEREMOS:
A. Determinantes e condicionantes para a qualidade de vida

II. O PAPEL DO CONTROLE SOCIAL E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA SALVAR VIDAS:
B. Participação social, cidadania, ética e responsabilidade

III. GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA:
C.    O acesso da população em tempo oportuno, cuidado integral, Regionalização das Redes de Atenção à Saúde

Na ocasião, os participantes da plenária ajudaram a tirar as propostas que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional. Ainda, os delegados da Plenária escolheram entre seus pares, os que irão representar Louveira nas próximas etapas. A diretoria regional definiu 2 vagas para delegados, do segmento usuário e gestor.

“Esse momento é muito importante para discutirmos e reivindicamos questões da saúde, quais são as dificuldades e sugestões para encaminharmos as propostas para o Estado e o Governo Federal”, disse a Secretária de Saúde Márcia Bevilacqua durante a ocasião.