Saúde | 10/07/2023

Louveira realiza grandes avanços e investimentos na Saúde no primeiro semestre de 2023

Entre os destaques, estão o aumento de consultas, exames, cirurgias, inauguração do Centro de Referência do Autismo, o novo Programa Rede Hospitalar Louveira com o projeto do novo hospital no Santo Antônio, Programa Mãe Louveirense e a Casa das Oficinas Acalanto

Em compromisso com a saúde da população, a Prefeitura de Louveira realizou grandes avanços e investimentos neste primeiro semestre de 2023. Entre os destaques, estão o aumento de consultas, exames, cirurgias, inauguração do Centro de Referência do Autismo, o novo Programa Rede Hospitalar Louveira com o projeto do novo hospital no Santo Antônio, Programa Mãe Louveirense e a Casa das Oficinas Acalanto. Confira abaixo um resumo das principais notícias divulgadas pela Prefeitura nos seis primeiros meses deste ano.

“Ver todo o trabalho realizado neste primeiro semestre do ano é essencial para continuarmos progredindo e trazendo mais investimentos na saúde para a população. São trabalhos que têm o objetivo de garantir o atendimento e na prevenção contra diversas doenças, tornando a saúde de qualidade acessível para todos”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Em janeiro, foi realizado o levantamento de diversos dados para avaliar o desempenho nos meses anteriores. Sendo o aumento de 68% no número de oferta de exames de ultrassonografia, implementação de 10 novas especialidades, aumento o número em 33%, aumento de 85% na oferta de exames laboratoriais, aumento de 143% na oferta de exames de radiografia e no levantamento de mais de 21 mil atendimentos pediátricos no ano passado. 

Em fevereiro, a Secretaria de Saúde constatou o número de 64 cirurgias eletivas realizadas num período de 4 meses. Em 6 de fevereiro, foi anunciado que os exames de radiografia passaram a ser realizados sem a necessidade de agendamento. 

No mês de março, marcado pela celebração de aniversário da cidade, entre as ações, a Prefeitura intensificou os atendimentos voltados às mulheres, no qual todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram mutirões de coletas de Papanicolau, rodas de conversas e conscientização sobre prevenção de saúde. 

Foi entregue para a Santa Casa duas malas de emergência para ambulâncias, que garantem ferramentas e equipamentos para melhor atender os pacientes ainda durante o transporte. 

A Saúde de Louveira foi premiada no 12º Prêmio David Capistrano devido ao trabalho “Dezembro Laranja: um olhar para além do agricultor familiar”, no qual uma equipe constituída por profissionais de saúde, visitou agricultores do município para alertar e orientar sobre os cuidados para prevenção de câncer de pele e encaminhamento para médicos dermatologistas. 

No dia 30 de março, dentro das celebrações de aniversário da cidade, a Prefeitura anunciou o Programa Rede Hospitalar Louveira, que junto com a construção do novo Hospital no Santo Antônio, integram um sistema hospitalar na cidade que oferece atendimento pelo SUS à população, para casos de baixa e média complexidade, complementam os serviços de alta complexidade gerenciados pelo Estado em hospitais da região.

No dia seguinte, 31 de março, foi inaugurado o Centro de Referência do Autismo de Louveira. O objetivo do espaço é prestar apoio, suporte e atendimento para as pessoas com autismo juntamente com as suas famílias. O local conta com salas para atendimento, consultórios e banheiros adaptados. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar. 

Em abril, levantamento feito sobre o serviço de transporte de pacientes, foi constatado o importante número de 12 mil atendimentos nos três primeiros meses do ano. O transporte é realizado entre as Unidades Básicas de Saúde e para outros serviços de saúde, como por exemplo Santa Casa, Centro de Reabilitação de Louveira, Centro de Referência do Autismo e hospitais de alta complexidade em cidades da região. 

Com apoio da EPTV, a Prefeitura realizou o Dia D da 6ª Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypti, estando presente na 53° Festa da Uva de 2023 e 9ª Expo Caqui não só no dia D, mas em todos os dias de Festa, local onde milhares de pessoas passaram e puderam conferir o stand e as ações realizadas em Louveira. Em outras cidades da região também houve ações simultâneas.

Ainda na Festa da Uva de 2023, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a aplicação de mais de 1600 doses de vacina. O objetivo da ação foi unir bem-estar, saúde, prevenção e lazer no mesmo espaço. 

Em maio, a Prefeitura de Louveira constatou ter o melhor índice de pré-natal de toda a região. Com o importante número de 93,38% das gestantes completando 7 consultas ou mais, a Prefeitura garante acompanhamento da gestação para todas as mães do município. O Programa Mãe Louveira, em conjunto com o Fundo Social, surgiu com  objetivo de incentivar ainda mais a realização correta do pré-natal, promovendo bem-estar e saúde para a mãe e para o bebê.

Em 18 de maio foi inaugurado a Casa das Oficinas Acalanto, que através de trabalho intersetorial, surgiu com o objetivo de gerar a reabilitação de pessoas atendidas por serviços de saúde mental para o mercado de trabalho. O espaço utilizado é a antiga casinha de madeira, localizada na Área de Lazer do Trabalhador. O Acalanto conta com uma equipe de profissionais especialistas em saúde mental, havendo psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistente social, e é parte do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria de Saúde. O local possui espaço para as oficinas e um consultório.

Devido aos novos investimentos realizados na Saúde nos últimos meses, a Prefeitura ampliou a oferta de exames médicos. Em comparação ao mesmo período do ano de 2022, a oferta de endoscopia aumentou em 100%, radiografia aumentou em 71%, coleta de exames laboratoriais cresceu em 47%, tomografias em 39% e a realização de eletrocardiograma cresceu em 29%. Além disso, na parte de consultas com médicos clínicos e principais especialistas, a oferta aumentou em 32% no primeiro quadrimestre de 2023 em comparação ao mesmo período em 2022.

Em junho, último mês do primeiro semestre, foi lançado o sistema de telemedicina na Santa Casa de Louveira. O avanço proporciona atendimento mais rápido para os casos de urgência e emergência, redução na espera dos casos de atendimentos mais leves e dá sequência ao processo de reestruturação, para melhor, na Rede Hospitalar Louveira. Neste primeiro mês de funcionamento, a Santa Casa relata diversos elogios, sendo registrados 406 atendimentos pelo sistema.

Foi realizado um levantamento que mostrou que a média de médicos para cada mil habitantes de Louveira é maior do que a média do Brasil na mesma faixa populacional. Este bom número no indicador é resultado de diversos investimentos que estão sendo realizados na área da Saúde, que conta com a ampliação de oferta de exames, consultas, contratação de mais médicos, novos programas e estruturas.

Em comparação considerando dados da Secretaria de Saúde no período de janeiro a maio dos anos de 2023, 2022, 2021 e 2020, Louveira aumentou em 127,10% os atendimentos das consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste ano. Já nas principais especialidades médicas, o aumento foi de 121,80%. 

Divulgado em junho, balanço do Programa Remédio em Casa já atendeu mais de 1500 solicitações desde o lançamento em março de 2022. O Programa Remédio em Casa contempla todos os bairros de Louveira com a entrega de medicamentos na residência dos pacientes. Com foto da receita médica, as solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (19) 99465-3804, ou no aplicativo do Cartão Cidadão. Após avaliação, em até 1 dia útil os remédios são entregues pelo motoboy para o morador em sua casa

“Além de todos esses avanços, os trabalhadores da saúde, diariamente, se dedicam a realizar os atendimentos, procedimentos, vacinações e, acima de tudo, conscientização às pessoas sobre diversos temas importantes”, disse a secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.