Gestão Ambiental | 18/05/2016

Louveira promove encontro com GAEMA

O promotor do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente esteve presente

Reunião GAEMA

Para que haja a proteção efetiva do Meio Ambiente, ações em diversas áreas são necessárias, incluindo o âmbito jurídico. Por essa razão, o secretário de Gestão Ambiental, Claudio Scalli, juntamente com a equipe técnica da secretaria, reuniu-se na última terça-feira, 17, com o promotor do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público do Estado de São Paulo, Rodrigo Sanches Garcia. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Gestão Ambiental de Louveira.

Na reunião foi exposto ao promotor o cenário do município em relação aos recursos hídricos e o planejamento para enfrentar a crise hídrica, além de apresentar os diversos projetos e legislação ambientais que estão sendo desenvolvidos e executados pelo município. Também foram discutidas alternativas para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente situadas em áreas prioritárias para abastecimento público e inseridas em Área de Proteção aos Mananciais.

O promotor demonstrou amplo conhecimento dos aspectos ambientais da região e reconheceu a importância de Louveira no contexto da bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Sugeriu também a adesão do município ao Programa Nascentes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente como uma medida que pode contribuir na eficácia dos projetos de recuperação ambiental na cidade.

O secretário Claudio Scalli considerou a reunião de alta relevância para o município, já que o encontro elucidou questões jurídicas importantes acerca do tema e certamente marcarão os próximos passos para a execução da política ambiental sustentável desejada pela administração municipal.