Gestão Ambiental | 24/09/2018

Louveira investe em proteção e cuidado ambiental com Programa de Arborização Urbana

O Programa de Arborização Urbana, que acontece em Louveira desde 2015, já possui mais de 800 mudas plantadas na cidade. O projeto da Prefeitura segue critérios de seleção e de proteção desde o plantio das mudas.

Diferentes espécies de árvores nativas se espalham pela cidade, desde a Estrada Vinhedo–Louveira até o Bairro Santo Antônio. Todas as mudas escolhidas no programa de arborização urbana são de espécie adequada para plantio em área urbana, evitando transtorno a população, como as rachaduras nas calçadas e dificuldade de passagem para pedestres. Entre as principais espécies presentes na cidade estão ipês, aroeiras e pitangueiras.

Para a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, a Arborização Urbana está entre as medidas mais importantes para a construção de uma cidade sustentável. O plantio de árvores não apenas embeleza nossas ruas, como também contribui para melhorar o ar que respiramos, amplia o sombreamento, abrigo para aves e, enfim, aumenta a qualidade de vida dos cidadãos.

Proteção e Cuidado

Todas as mudas plantadas na cidade contam com protetores, que são grades instaladas para preservar a planta. O material é feito de aço e tem o intuito de identificar e proteger as mudas em crescimento de acidentes, danos por roçada mecanizada, vandalismo, entre outros fatores que podem danificar as plantas. Além disso, os protetores têm contribuído para o próprio desenvolvimento das mudas como uma forma eficiente de cuidado.

A mais arborizada da região

As políticas ambientais contribuíram para que Louveira fosse classificado como o município mais arborizado do Aglomerado Urbano Jundiaí (AUJ). Louveira está pré-qualificada a participar do Programa Município Verde Azul do Governo do Estado, que elege as cidades com as melhores ações de benefício ao meio ambiente.

Contribua com o Programa

O cidadão também pode indicar locais para o plantio entrando em contato com a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental pelo telefone 3878-9902.