Saúde | 30/11/2022

Louveira finaliza cronograma de Novembro Azul, mês voltado para saúde masculina

Foram realizadas diversas ações de conscientização, incluindo palestras e o “Papo de Boteco”, além de vacinação contra a covid-19

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, finalizou, na última terça-feira (29), a programação de Novembro Azul, mês voltado para a importância da prevenção ao câncer de próstata e do diagnóstico precoce. Foram realizadas diversas ações de conscientização, incluindo palestras e o “Papo de Boteco”, além de vacinação contra a covid-19.

“A campanha de Novembro Azul termina, mas o cuidado com a saúde do homem permanece. A única forma de prevenção para o câncer de próstata é o diagnóstico precoce e é por isso que os homens devem se cuidar constantemente e procurar profissionais da saúde”, disse o Prefeito Estanislau Steck. 

Durante o mês, a Secretaria de Saúde realizou o “Papo de Boteco”, uma ação em que enfermeiros e técnicos de enfermagem estiveram presentes em três bares de Louveira, Bar do William, Bar do Joaquim e Bar Dois Irmãos, estabelecimentos com público predominantemente masculino, com orientações sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata e pedido de agendamento de diversos exames. Durante a ação, 10 exames foram agendados e uma equipe da vigilância realizou aplicação de 28 doses de vacina contra a covid-19. 

Os servidores públicos também foram inclusos no cronograma. Profissionais da saúde estiveram presentes na Litucera, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e na Guarda Municipal, adicionando mais 8 agendamentos e 45 vacinados. A programação finalizou na última terça-feira (29), com 15 vacinas no Paço Municipal. 

Além disso, servidores públicos de Louveira em diversos setores foram convidados a vestirem camisetas branca e azul em forma de conscientização. 

Durante esse período todas as Unidades Básicas de Saúde estiveram com murais informativos sobre saúde do homem e bate-papos nas salas de espera. 

Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

As imagens de pessoas sem máscaras são do período anterior a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados e transportes públicos.