Governo | 04/09/2023

Louveira é a 6ª cidade de pequeno porte mais inteligente segundo Ranking Connected Smart Cities 2023

O ranking geral destaca Louveira entre os municípios com 50 a 100 mil habitantes; são avaliados 70 indicadores nos eixos temáticos: Segurança, Tecnologia e Inovação, Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade e Saúde

 

Com investimentos e avanços na utilização de tecnologia e inovação na implementação das ações de gestão pública, Louveira foi apontada como 6ª cidade no ranking de cidades mais inteligentes do país, comparada à cidade com população entre 50 a 100 mil habitantes. A informação é do Ranking Connected Smart Cities 2023, divulgado nesta segunda-feira, 4 de setembro. O resultado reconhece as ações inovadoras que a Prefeitura tem realizado nos últimos anos. Neste mês de setembro, por exemplo, a Prefeitura fará o lançamento do novo aplicativo para os cidadãos, chamado Relou, com ampliação de serviços à população e em substituição ao app do Cartão Cidadão.

Para o Prefeito, Estanislau Steck, o resultado do ranking é o reconhecimento pelos investimentos que têm sido feitos em projetos voltados à tecnologia e inovação aplicadas à gestão pública em Louveira.

“Estamos atuando intensamente para transformar Louveira em uma smart city. Para isso, estamos implantando uma série de mudanças inovadoras, como, por exemplo, o sistema de gestão integrada, que promoverá uma integração e agilidade de informações entre as secretarias municipais. Para a população, vamos lançar neste mês o aplicativo Rélou, que vai substituir o aplicativo do Cartão Cidadão, com novos serviços; implantamos no site da Prefeitura o chat boot, que facilita ao cidadão encontrar informações pelo site; para os servidores, lançamos um aplicativo que vai facilitar as informações de RH (Recursos Humanos), mas temos muitas outras ações de inteligência, na área da Saúde, a telemedicina, com atendimentos on-line, na Educação, com instalação de laboratórios de informática, uso de notebooks e tablets; no primeiro semestre iniciamos, por exemplo, o serviço de alvará digital, para que os engenheiros e arquitetos possam realizar todo o processo pela internet. Essa mudança teve um impacto enorme com a diminuição do tempo do processo para aprovação das edificações residenciais. Enfim, estamos trabalhando em todas as áreas para que Louveira seja cada dia mais eficiente”, disse o Prefeito, Estanislau Steck.

Rélou

A Prefeitura deve anunciar neste mês de setembro o novo aplicativo Rélou, que irá substituir o aplicativo do Cartão Cidadão, com muito mais serviços ofertados à população. Para ter acesso ao novo aplicativo, a Prefeitura irá divulgar os procedimentos necessários para quem já tem o Cartão Cidadão. Pelo Rélou, o cidadão poderá acessar os serviços de marcação de consulta, solicitação pata entrega de medicamentos, entre outros. Por ele, o cidadão poderá solicitar diversos serviços de Mobilidade, como cartão estacionamento para pessoas com mais 60 anos e pessoas com deficiência; e outros serviços como 2º via IPTU; sinalização de trânsito; denunciar focos de dengue; sanar dúvidas sobre transporte público; ter informações sobre coleta de lixo, transporte público, atendimentos das secretarias municipais; telefones úteis, entre outros. E outra grande novidade do app é que ele será útil a todos e não restrito para os moradores. As pessoas terão, por exemplo, acesso às informações turísticas e notícias da cidade.

Chatbot

Já disponível no site da Prefeitura, o chatbot é mais um canal de comunicação entre a administração e o cidadão para sanar dúvidas e obter informações sobre os serviços da Prefeitura. O chatbot é um canal de mensagens automáticas que está disponível no canto inferior direito do site (www.louveira.sp.gov.br). As respostas ao cidadão são geradas automaticamente com base nas informações arquivadas no site. Mas no caso de informações específicas, a questão será encaminhada à Secretaria pertinente e aberto um protocolo para o que cidadão possa receber a resposta posteriormente.

Aplicativo aos Servidores

O aplicativo, que já está disponível aos servidores, tem como objetivo aprimorar os serviços de informação de Recursos Humanos da Prefeitura, como aos salários, pedidos de férias, cursos de capacitação, entre outros.   

Sistema de Gestão Integrada da Prefeitura

O novo sistema também está em planejamento e segue o conceito de Louveira sem papel, que é prioridade na pauta do Governo todo processo digital e que deve promover um grande avanço quanto à agilidade dos processos administrativos.

Laboratórios de Informática nas escolas municipais

Com investimentos em tecnologia nas escolas municipais, Louveira tem hoje laboratórios de informática funcionando em 10 escolas, com toda estrutura para atender aos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. São 280 computadores, sendo 52 noteboos, além dos tabletes que a Prefeitura disponibilizou para cada aluno na época da pandemia e que continuam a ser utilizados para atividades pedagógicas.

Connected Smart Cities 2023

O ranking divulgado nesta segunda-feira (4) avalia os municípios com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. No levantamento, que está em sua 9ª edição, são considerados 70 indicadores, divididos em eixos temáticos: Segurança, Tecnologia e Inovação, Urbanismo, Economia, Educação, Empreendedorismo, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade e Saúde.