Segurança | 20/12/2023

Louveira avança em investimentos em Segurança e fecha 2023 como a 5ª cidade mais segura do Brasil

Índice refere-se a categoria até 100 mil habitantes; Diversas ações foram realizadas entre Guarda Municipal, Defesa Civil e Divisão de Trânsito

Hoje, 20 de Dezembro de 2023, a Guarda Municipal de Louveira celebra os seus 40 anos e a Prefeitura de Louveira traz um balanço de todas as ações realizadas durante o ano de 2023, entre Guarda Municipal, Defesa Civil, Divisão de Trânsito e todas as partes públicas que englobam a Secretaria de Segurança. Entre janeiro e agosto, foram investidos R$ 17 milhões no setor, além das frequentes ações de rondas preventivas e investimentos em equipamento e treinamento, que levaram Louveira a ser a 13ª cidade mais segura em todo o território nacional e a 5ª cidade pequena (de 50 a 100 mil habitantes) mais segura do Brasil. Na Divisão de Trânsito, foram realizadas diversas atividades, com o destaque ficando para o Simulado de Acidente de Trânsito envolvendo o transporte de produtos perigosos, campanha de Maio Amarelo, entre outras. Celebrando seus 20 anos, a Defesa Civil tem mostrado um exemplar desempenho do papel fundamental na garantia da segurança e proteção da comunidade.

Colhendo resultados, o Conselho Comunitário de Segurança de Louveira (CONSEG), que se reúne mensalmente, destacou os indicadores de criminalidade da cidade nos meses de janeiro e fevereiro, os quais foram considerados como baixos comparativamente com demais cidades da Região Metropolitana de Jundiaí. 

Em janeiro deste ano, foi inaugurado uma unidade do Poupatempo do Estado de São Paulo em Louveira, no prédio onde é executado também o serviço do DETRAN-SP e da Junta Militar. O Poupatempo Louveira tem a capacidade de realizar 100 atendimentos por dia, e de Janeiro a Setembro realizou mais de 6 mil atendimentos, com serviços presenciais de solicitação de RG (primeira via e alteração de dados), serviços do Detran-SP, do Procon, da CDHU, certidões negativas de imóveis e outros, além da disposição de totens para realização de serviços eletrônicos, sem a necessidade de aguardar um atendente. O atendimento oferecido recebeu diversos elogios durante a fase de testes.

GUARDA MUNICIPAL 

Para a Equipe da Guarda Municipal de Louveira, grandes investimentos de equipamentos tecnológicos e armamentos foram realizados, e dentre estes, está o reforço no patrulhamento, a ampliação do  sistema de monitoramento com a implantação de quatro câmeras PTZ  (PAN / TILT / ZOOM), que são giratórias e com grande poder de alcance nos bairros Jardim Esmeralda, Bairro Vassoural, Bairro Mirante Santo Antônio e Monterrey.

Em fevereiro, as motocicletas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) três novos conjuntos de intercomunicadores, equipamentos tecnológicos que afixados aos capacetes facilitando uma comunicação eficaz entre os patrulheiros proporcionando maior rapidez para tomada de decisões aumentando os resultados esperados. Um drone foi adquirido com a finalidade de ser um forte aliado no combate a criminalidade na cidade. 

Entre os novos integrantes, a Guarda Municipal de Louveira, conta também com o auxílio de cães farejadores nas operações de patrulhamento ostensivo contra o tráfico de drogas e ainda em ações preventivas nas escolas; no mês de março, os cães receberam um treinamento especial olfativo, para prestar serviço com cada vez mais qualidade para a população.

Em maio aconteceu a 53° Festa da Uva de 2023 e 9ª Expo Caqui, e graças ao esquema de segurança especial planejado para o evento por meio da Secretaria de Cultura e Eventos em integração com a Guarda Municipal da Secretaria de Segurança, durante todos os dias de festa não houve registro de ocorrência dentro e ao entorno do local. 

A GM de Louveira realiza um trabalho de patrulhamento constante nos bairros da cidade, que possibilita apreensão de drogas, prisões e muitas outras abordagens, com a colaboração do sistema de monitoramento inteligente controlado pela Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM) e pelo Centro de Inteligência e Operações (CIOP), através dos Totens instalados em 2022.

Cada um possui um conjunto de oito câmeras que permitem a visão em 360 graus, de forma simultânea, e com um poderoso sistema de aproximação das imagens (zoom). A GM também participa na proteção e defesa das unidades educacionais, marcando presença na entrada e na saída tanto de escolas municipais quanto das estaduais, além de realizar orientações para funcionários e estudantes.

Em Prol do Agosto Lilás, a Prefeitura realizou o 1° Encontro de Conscientização para o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, que contou com três palestras sobre a temática e a presença de diversas autoridades do município, além disso, a Guarda Municipal de Louveira participou de um processo de capacitação promovida como parte do requisito para implantação do Programa Guardiã Maria da Penha no município e também, em setembro, Louveira integrou o 1º Fórum da Mulher Paulista, evento promovido pelo Estado de São Paulo, no intuito de fomentar as ações de combate à violência contra a mulher e empoderamento feminino.

Em Julho, Louveira foi contemplada no Programa Programa Escola Segura recebeu  R$ 700 mil, que foram investidos em compra de equipamentos na Ronda Escolar, com a compra de 5 motocicletas equipadas, 3 rádios comunicadores, 1 furgão, 2 drones, 5 capacetes com intercomunicadores e 3 viaturas SUV.

DIVISÃO DE TRÂNSITO

No mês de fevereiro, 16 novos agentes de trânsito foram certificados e em 2023, por meio da Divisão de Trânsito, Louveira participou da campanha “No trânsito, escolha a vida!”, em cumprimento às normas do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que a cada mês foca um novo assunto do tema, como por exemplo:
 
Janeiro: “O Pedestre”;
Fevereiro: “Os amigos do Motociclista”; 
Março: “O ciclista”; 
Abril: “Os avós do motociclista”; e assim sucessivamente, sempre com foco na segurança, sobretudo para motocicletas e pedestres.
 
Ressalta-se que para a equipe de Divisão de Trânsito, o mês de Maio foi marcado de uma forma especial pois a Abertura Oficial da Campanha Maio Amarelo/2023, ocorreu precisamente no dia 02 e no dia 20 do mesmo mês aconteceu a 3ª Caminhada Segura, tendo como  o objetivo principal chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito,  iniciativa que reuniu cerca de 70 pessoas como conscientização para um trânsito seguro.
 
Durante o ano, inúmeras outras ações foram concluídas tais como: obras de sinalização viária, pinturas de faixas, fiscalização e entrega de informativos, no entanto, dentre as ações realizadas pela Equipe de Divisão de Trânsito que fizeram diferenças no dia-a-dia da população, podemos destacar:

1. o trabalho da instalação de placas nas áreas de risco de alagamento;
 
2. a atuação da Divisão de Trânsito levando segurança para os usuários da via nos dias da realização da 53 Festa da Uva; 
 
3. Atuação de notificação de 17 veículos em estado de abandono em cumprimento a Lei Municipal 2296/13;
 
4.  Finalizando os importantes feitos do semestre, a Equipe da Divisão de Trânsito, nos dias 29 e 30 de junho, participou também da  86ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, realizado na cidade de Valinhos, evento este, que acrescentou e agregou ideias para que a Cidade de Louveira alcance  todos os resultados propostos e esperados.

Na Semana Nacional de Trânsito (que acontece de 18 a 25 de setembro), Louveira esteve envolvida em diversas atividades, sendo uma delas, participando do treinamento simulado promovido pela Concessionária Rota das Bandeiras na Rodovia Dom Pedro no município de Bom Jesus dos Perdões.

Além desse, Louveira realizou um simulado de acidente de trânsito envolvendo o transporte de produtos perigosos, que envolveu diversos órgãos da cidade, a ação teve como objetivo treinar cada órgão responsável para saber como agir no caso de acidentes reais, toda a ação foi registrada e servirá de base para ações futuras como parâmetro para protocolo de atendimento.

DEFESA CIVIL

Entre 1° de dezembro de 2022 e 31 de março de 2023, a Defesa Civil de Louveira conduziu a Operação Chuvas de Verão 2022/2023 que tem como objetivo diminuir os prejuízos causados pelas fortes chuvas neste período, através de um plano de contingência. Foram realizadas vistorias diárias em locais com risco de deslizamento e em lugares com árvores em risco de queda, além da oferta de serviço de uma equipe especializada para resolver qualquer problema gerado pelo alto nível de chuvas. 

Já no período de junho a setembro, acontece a Operação Estiagem 2023, com foco nas medidas preventivas e conscientização, sobretudo por conta dos incêndios que podem ser provocados devido a ausência de chuvas neste período. 
 
Visando o aprimoramento dos trabalhos, importantes investimentos foram realizados pela  Secretaria de Segurança,  que proporcionou à equipe dos agentes, diversos cursos e treinamentos, ações essas, fundamentais para garantir que a Proteção e Defesa Civil seja aplicada com excelência no município.

Entre os cursos realizados podemos citar: Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão, Oficina Preparatória para Operação Estiagem, Seminário Sobre Desastres Naturais, Segurança de Barragem, Elaboração de Planos de Contingências, Incêndios Florestais, Atendimento as emergências com produtos perigosos, Leitura de Cartas Geotécnicas de Suscetibilidade e Risco, Acesso ao Sistema S2ID entre outros.
 
Destaca-se que todo o investimento na Qualificação Técnica da Equipe tem sido um diferencial e o conteúdo dos cursos e  treinamentos tem sido aplicado nas atividades diárias da defesa civil e nas operações anuais.
 
Estas constantes ações fizeram Louveira, em junho deste ano, receber o prêmio “Municípios Resilientes” do Governo do Estado de São Paulo, por desempenho positivo da Defesa Civil. A cidade obteve a nota 87 de uma escala de 0 a 100, classificando Louveira como um dos 66 com pontuação acima de 70. Saiba mais. (https://www.louveira.sp.gov.br/conteudo/louveira-recebe-premio-municipios-resilientes-por-desempenho-positivo-da-defesa-civil)
 
As ações não param, importantes Projetos já foram apresentados ao Poder Executivo, onde a Equipe da Defesa Civil aguarda apenas a deliberação das autoridades para as ações necessárias.
 
Dentre os Projetos, destaca-se Projeto de Lei reestruturando o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, dentro do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, e a regulamentação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, esse será um importante passo para trazer segurança jurídica para a Divisão de Defesa Civil e o estreitamento das ações entre as secretarias municipais.

Em um levantamento realizado com dados referentes aos meses de janeiro a outubro, a Prefeitura de Louveira investiu R$ 17 milhões em segurança, equivalente a R$ 413,20 per capita. Como resultado destes investimentos, Louveira tem sido beneficiada com ações ostensivas desenvolvidas de forma abrangente e integradas entre a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, Defesa Civil e Divisão de Trânsito, e as forças policiais.

Encerrando o ano, Louveira foi considerada a 13ª mais segura do Brasil, o apontamento é realizado pelo Ranking Connected Smart Cities, que também apontou a cidade como a 5ª melhor cidade do Brasil, na categoria de cidades com 50 a 100 mil habitantes. Esta conquista reflete o investimento intensivo na área de segurança, uma das prioridades no atual plano de governo.