Água e Esgoto | 21/11/2023

Louveira amplia em 1000% o número de residências com tarifa social na cidade

Com uma das menores tarifas da região, e investimentos em Saneamento Básico acima da média, ARES-PCJ determina reajuste na água e esgoto em Louveira a partir de dezembro

Com uma das menores tarifas da região, a ARES-PCJ determina reajuste na conta de água e esgoto em Louveira a partir do mês de dezembro. O reajuste, em 10%, vale para todas as categorias, sendo residencial, comercial, social e industrial. Em compromisso com melhorias em saneamento básico, Louveira tem apresentado investimentos acima da média em obras, gerando aumento de acesso dos moradores à água e esgoto tratado, bem como a redução de perda na distribuição em 26,6%, o que corresponde a 24,83% de perda de água em 2023, enquanto em 2019 a porcentagem era 33,83%. Além disso, de 2019 a 2023, foi registrado o aumento de 19,69% de casas com ligação na rede de água e 18% em esgoto. Estes números representam aumentos contínuos no acesso a água e esgoto tratado, maior estabilidade no sistema e redução no desperdício. A cidade também ampliou em 1000% o número de residência com tarifa social, voltada para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, e que garante desconto na conta. Antes, apenas 47 famílias eram cadastradas; agora, este número saltou para 522.

Para efeitos de comparação, na categoria residencial, na faixa de consumo de 0 a 10³, o valor atual da água é R$24,25 e passará a ser R$26,68 após o reajuste. Em esgoto, o valor atual é R$13,34 e passará a ser R$17,34. 32% das residência de Louveira estão nesta categoria de consumo em até 10m³. Nas outras categorias, o reajuste segue na mesma proporção, sendo 10% na de água e 30% na de esgoto.

Para as residências em tarifa social, o valor de consumo da água para 10 m³ é de R$ 13,34 e o esgoto, R$ 8,67. Ainda, na tarifa social, há redução de 50% sobre a tarifa residencial para quem consome até 20m³/mês e 25% sobre a tarifa residencial para quem consome entre 20m³/mês a 30 m³/mês.

A ARES-PCJ é a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O objetivo da agência é regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico nos municípios associados, que inclui Louveira, de modo a garantir a qualidade e o equilíbrio nas relações entre usuários, prestadores de serviços e poder público.

Entre os investimentos realizados em saneamento básico pela Prefeitura de Louveira, estão obras de setorização, que promovem controle e gerenciamento da rede distribuída, facilitando para manutenções e ajustes, de forma a causar menos transtornos aos moradores. Novas redes de água e esgoto estão sendo implantadas, no qual neste ano já foram atendidos os bairros Pau a Pique, Estiva, Jardim Vera Cruz, Santo Antônio, Ana Maria, Leitão e outros 8,2km de rede coletora de esgoto que estão sendo implantados no Residencial Primavera. Também em destaque está a obra de implantação de toda a rede de água no bairro Monterrey, atendendo a mais de 4.500 moradores. Ao todo, são 21 novos quilômetros de rede de distribuição de água no bairro, sendo um dos investimentos mais aguardados na cidade.

Para atender a área rural, a Prefeitura de Louveira conta com a instalação de biodigestores, promovendo qualidade de vida, despoluição do lençol freático e fortalecimento da agricultura. Desde 2021, 20 biodigestores foram implantados e mais 25 serão instalados.

Com a tecnologia de um robô motorizado de vídeo inspeção, a Prefeitura criou a Ação de Caça Lançamento Irregulares, que realiza a identificação de lançamentos irregulares de esgoto em tubulações de águas pluviais e vice-versa. Este ano, a ação foi intensificada para o objetivo de despoluir o Córrego Santo Antônio, que deságua no Rio Capivari. Foram encontrados cerca de 20 pontos de lançamentos irregulares ao longo do córrego e em dispositivos interligados a ele. Além disso, foram encontradas diversas redes de esgotos obstruídas. Esta é uma ação contínua.

Louveira conta com a Tarifa Social, que gera desconto na conta para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Para obter o benefício, é necessário estar no Cadastro Único, se dirigir até a Secretaria de Água e Esgoto ou entrar em contato via WhatsApp (19) 99616-8022 e enviar a documentação: uma conta de água recente; documentos pessoais pelo responsável da ligação da conta; e documentos do Cadastro Único comprovando o cadastro e renda familiar.

Com a determinação de reajuste na tarifa de água e esgoto pela ARES-PCJ, Louveira ainda continua tendo uma das tarifas mais baratas quando comparada com os municípios da região.