Governo | 25/03/2021

LOUVEIRA 56 ANOS - Escultura instalada na Estação é ponto de partida para dois novos projetos

Obra foi criada pelos cenógrafos Aila Nogueira, Vitória Paiva e Vinicius Góes Ribela, moradores da cidade

A escultura instalada no último domingo (25) na Estação Ferroviária de Louveira em homenagem à cidade pelo aniversário de 56 anos, foi feita totalmente com materiais reciclados, como pneus e tubos de papel.

A obra une dois elementos simbólicos da cidade: a tradicional uva e a árvore Louveira, representadas nas cores da bandeira municipal pelas cores azul e amarela.

Segundo a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio, a obra é o primeiro passo de dois projeto mais amplos. "Ela é o embrião de dois grandes projetos, idealizados pela Secretaria de Cultura, e que envolvem outras três secretarias: Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Gestão Ambiental. O primeiro projeto trata da reutilização de materiais descartados no Cata Treco, serviço de coleta de móveis e outros materiais inservíveis. Estes materiais serão utilizados na confecção de novos móveis e utensílios com valor agregado e que pdoerão ser comercializados. Nesta fase, importante a participação da Central de Gerenciamento de Resíduos do Município, por meio da cooperativa prestadora dos serviços de segregação do material coletado, a RECOMEÇO gerida atualmente por sua presidente Elisangela Strabello. Este processo envolve a participação de uma curadoria que dará suporte à escolha dos materiais. O segundo projeto trata do desenvolvimento de cenários para as festas municipais, utilizando os mesmos materiais que foram descartados, proporcionando redução nos gastos públicos e direcionando esta economia para ações e projetos dentro do Município."

A escultura foi criada pelos cenógrafos Aila Nogueira, Vitória Paiva e Vinicius Góes Ribela, moradores da cidade.

A obra está exposta para visitação pelo público na Estação Ferroviária (Rua 21 de Março, número 35 no bairro Vila Pasti) até o domingo de Páscoa, dia 4 de abril, junto com as outras decorações. Todos devem seguir as orientações de circulação e de prevenção decretadas.