Educação | 04/11/2016

Lousa digital leva mais tecnologia para a sala de aula

Quadro Interativo (15).JPG

Em 90% das Unidades Educacionais de Louveira, o giz e o quadro-negro perderam espaço para um suporte interativo em que o professor pode escrever reproduzir vídeos e acessar a internet em tempo real. As lousas digitais interativas são mais uma ferramenta de ensino para auxiliar o professor, permitindo que ele realize tarefas mais divertidas, além de aprender novas práticas pedagógicas. Já os alunos ficam encantados e com muito mais interesse em aprender. Podem ter, inclusive, contato direto com a lousa durante a realização de atividades. Hoje são 21 lousas em funcionamento nas 21 escolas municipais nas salas de uso comum ou de informática.

Para manusear as lousas, os professores passaram por um treinamento oferecido pela empresa fornecedora dos equipamentos. O conteúdo das aulas é preparado pelos próprios professores e adaptado ao suporte. Apesar de a tecnologia ser a principal atração na sala de aula, o quadro negro ainda é usado quando necessário. Para a professora Fernanda Andrade, 30, o recurso é funcional e proporciona um acesso à informação com muito mais rapidez. “O material didático que utilizamos vem com Cd interativo para complementar as aulas. Assim, transformamos a sala comum em uma sala multimídia em pouco tempo.”

Com a implantação das lousas digitais interativas, as escolas da rede municipal ganharam uma nova dinâmica no processo de ensino-aprendizagem, beneficiando alunos e professores. É importante frisar que a lousa é mais uma ferramenta e que não substitui os demais equipamentos, como bibliotecas e laboratório. Para os alunos do 1ª ano da escola municipal José Pereira Dutra, no bairro da Estiva, o recurso desperta o aprendizado e facilidade. “Gosto mais de usar a lousa interativa, porque nem precisamos ligar o rádio”, comenta Arthur Pereira Bortolotti, de sete anos. Já para Gabriel Silva de Macedo, da mesma sala, a diversão é garantida com o uso da lousa. “Eu consigo aprender mais rápido as coisas que a professora ensina e também gosto muito de fazer as atividades.” Ambos estão no 1º ano e utilizam regularmente a nova ferramenta.

Quadro Interativo (1).jpg
Quadro Interativo (2).jpg