Esporte, Lazer e Juventude | 02/05/2021

LAZER – Fazenda Santo Antônio já está de portões abertos para práticas de exercícios físicos e atividades ao ar livre

Dezenas de moradores da cidade compareceram ao local neste sábado (1º), primeiro dia de funcionamento; espaço funciona com restrições devido a pandemia

Fazenda Santo Antonio 2Os moradores de Louveira ganharam neste sábado (1º) mais um importante espaço para lazer e prática de exercícios físicos com a abertura da Fazenda Santo Antônio. Já no primeiro dia de funcionamento, dezenas de pessoas estiveram no local. O espaço, que é um dos ícones históricos do município, agora está de portões abertos e pode ser aproveitado para a realização de atividades ao ar livre. Por conta da pandemia, a Fazenda permanecerá aberta com restrições (veja abaixo).

O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 6h30 às 18h, e aos domingos e feriados, das 7h às 12h.

Devido às restrições impostas pela Fase de Transição do Plano São Paulo, a Fazenda funciona de forma parcial e algumas atividades no local ainda estão proibidas como a realização de piqueniques e o consumo de alimentos. A capacidade de pessoas também é limitada e o tempo máximo autorizado para permanência na Fazenda é de 60 minutos. 

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude orienta os frequentadores a levarem suas próprias garrafas de água, já que bebedouros e banheiros não estão em funcionamento por conta das restrições. Na entrada, equipes da Prefeitura realizam controle de acesso e orientam sobre o cumprimento de todos os protocolos de saúde.

Localizada na Estrada das Rainhas, no bairro Ponte Preta, a fazenda tem cerca de 250 mil metros quadrados de área e está passando por um processo de revitalização que será feito em etapas. Nesta primeira fase, além de pintura e plantio de grama, foi preparada uma pista de caminhada com 400 metros, toda sinalizada, que percorre um trecho da área da fazenda. O espaço também ganhou lixeiras, um bicicletário e bancos novos.

Além disso, foram feitas intervenções de paisagismo e obras de melhoria e de acabamento por todo o terreno. O portal de entrada também passou por revitalização, e a região recebeu reforço de sinalização nas vias do entorno.

As etapas seguintes do processo de revitalização preveem ampliar as reformas, a criação de trilhas para pedestres e ciclistas em meio à natureza, além de áreas para lazer, espaços para piqueniques e locais para práticas esportivas como aulas de zumba e condicionamento físico. O projeto prevê também a realização de atividades culturais, como exposições.

Fazenda Santo Antonio Regras para utilização dos parques:
- Uso obrigatório de Máscaras, mesmo durante a atividade física ou esportiva.

- Não será permitido o uso de bebedouros, banheiros, quadras ou playgrounds.

- O tempo de permanência será de 60 minutos no local.

- Proibido consumir alimentos nas dependências dos parques.

Horário do funcionamento a partir de 1 de maio:
Segunda a sábado – 6h30 às 18h
Domingos e feriados – 7h às 12h

Endereço: Estrada das Rainhas, 2.040, bairro Ponte Preta