Segurança | 12/04/2022

LAÇO AMARELO - Campanha pede respeito e cuidados no trânsito para reduzir riscos de acidentes nas ruas de Louveira

Entre janeiro e março de 2022, município registrou 114 ocorrências em ruas e avenidas, com sete pessoas feridas e duas mortes

Trânsito de respeito é quando a gente cuida da gente. Esse é o tema de abril proposto pelo Programa Laço Amarelo, desenvolvido em parceria da Prefeitura de Louveira com o Observatório Nacional de Segurança Viária com objetivo de conscientizar a população e diminuir o número de acidentes de trânsito nas vias da cidade.

A campanha prevê uma série de ações nas redes sociais, com postagens e vídeos, além da divulgação de conteúdo para a imprensa.

O tema deste mês pede respeito e cuidado na mobilidade ativa, transporte público e acessibilidade para conscientizar sobre segurança e também estimular o uso de meios de locomoção menos danosas ao meio ambiente. A mobilidade ativa se refere a quem usa a energia do próprio corpo para se locomover, seja caminhando, pedalando ou usando, por exemplo, um skate.

“Todas as ações e atitudes no trânsito devem ser adotadas com responsabilidade e respeito com as outras pessoas, em um cenário onde todos se protegem e colaboram para um trânsito seguro e consciente”, disse Osvaldo Roberto Candido, secretário de Segurança.

Dados

No mês de março, a Secretaria de Segurança registrou em Louveira 41 acidentes de trânsito. Ninguém se feriu ou morreu. 

Já de 1º de janeiro até final de março, ocorreram 114 acidentes, que deixaram um total de sete pessoas feridas e causaram duas mortes.

Mobilidade ativa

Utilizar da mobilidade ativa traz benefícios para a saúde e não polui o meio ambiente. Antes de ir para algum lugar, pergunte a si mesmo se é realmente necessário ir de carro e não andando ou de bicicleta. Nestes momentos, lembrem-se de sempre se locomover com segurança: atravessar na faixa de pedestres e quando estiver de bicicleta, ficar a uma distância segura dos outros veículos e usar capacete. 

Transporte público

O uso de transporte público colabora para a redução do número de veículos emitindo gases poluentes e diminui o congestionamento no trânsito. Você e toda a cidade só tem a ganhar, faça o uso de transporte público.

CLIQUE AQUI para conferir os horários e linhas atualizados da frota de Louveira.

Acessibilidade

Devemos ter empatia e paciência com as pessoas que necessitam de acessibilidade. Podemos ajudá-las deixando as calçadas limpas, aguardar atravessarem a rua com segurança e não ocupando os assentos preferenciais nos ônibus quando presentes.