Governo | 29/01/2015

Junior Finamore e Governo Federal assinam repasse de R$ 600 mil para Louveira

convênio_cras_asfalto

O prefeito Junior Finamore assinou, na tarde de quinta-feira (22 de janeiro), no gabinete, dois convênios com o Governo Federal que totalizam R$ 600 mil reais em repasse de verbas para serem investidas em infraestrutura viária e na área de assistência social.

Um dos acordos garante a Louveira R$ 350 mil de subsídio destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social para construção de uma sede própria para o Cras (Centro de Referência em Assistência Social). O outro documento avaliza investimentos de R$ 250 mil em pavimentação de ruas da cidade, que serão repassados pelo Ministério das Cidades.

Atualmente o Cras do Bairro Santo Antônio funciona em casa alugada. Com a construção, os serviços do setor serão oferecidos em prédio próprio, devidamente estruturado para atender as famílias, conforme explica o prefeito. “A construção do CRAS vai garantir um espaço mais adequado e específico para atender as famílias referenciadas e acompanhadas atualmente, bem como futuramente. O novo CRAS está sendo projetado para oferecer um acolhimento especial e mais humanizado às famílias atendidas”, afirma Finamore.

A transferência dos recursos é intermediada e supervisionada pela Caixa Econômica Federal. Para conseguir a liberação, a Prefeitura precisa apresentar o projeto e toda a documentação das obras nos respectivos ministérios dentro de um prazo de 6 a 10 meses. No entanto, segundo o secretário Municipal de Assistência Social, Rogério Nóbrega, a expectativa é antecipar a transferência da verba e iniciar a construção do Cras ainda neste semestre, uma vez que o projeto já está em processo de conclusão. “Estamos em processo final de elaboração do projeto. Em breve vamos terminá-lo e, em seguida, obter o aval da Caixa, iniciando a seguir o processo de licitação para definir a empresa responsável por construir a obra”, explica o secretário, que salientou ainda que o espaço está sendo projetado conforme as orientações do Ministério do Desenvolvimento Social. O terreno, localizado na Rua Leoni Bertolini, no Jardim Lago Azul – região do Bairro Santo Antônio – também vai receber um espaço de convivência que servirá a população do Bairro Santo António e demais bairros adjacentes.

O projeto para pavimentação de ruas também está sendo elaborado e será entregue ao Ministério das Cidades dentro do prazo estipulado, segundo informação da Divisão de Convênios da Prefeitura.

O ato de assinatura dos acordos contou com a presença do superintendente regional da Caixa, Henrique Parra Parra; o gerente geral da agência da Caixa de Louveira, Ricardo Valbert; o diretor de Convênios da Prefeitura, Gabriel Kfouri; a gerente  regional da Caixa, Elda de Paula; o representante da Caixa na cidade, Flávio Augusto Cajuella.; e pela diretora de Proteção Social Básica da SMAS,  Ana Claudia Amorim.