Desenvolvimento Econômico | 19/12/2023

Investimentos e políticas públicas fortalecem em 2023 a área de Desenvolvimento Econômico em Louveira

​A Prefeitura tem atuado para o fortalecimento de todos os setores – agricultura, comércio, turismo, indústria, visando contribuir para os investimentos privados em novos negócios e, resultando em geração de emprego e renda da população

Logística e indústria, comércio, agricultura e turismo. O desenvolvimento econômico de Louveira tem a diversidade de setores como característica e que apontam a cidade como uma das melhores da região para viver a trabalhar. A credibilidade da atual gestão municipal e uma agenda intensiva de ações marcam 2023 com investimentos em todas as áreas, oportunidades e perspectivas de crescimento de novos negócios. De todas as ações realizadas pela Prefeitura, a credibilidade do atual governo tem sido o diferencial para aquecer os investimentos privados em novas empresas e ampliações de novos projetos, todos realizados por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Com parte da economia voltada para agricultura, a Prefeitura realizou grandes investimentos neste ano nesta área. O maior deles é a construção da Usina de Suco de Uva. O local, que está sendo construído no CAP (Centro de Apoio à Agricultura), concentrará uma área fabril onde as uvas serão transformadas em suco, que, por sua vez, poderão ser incluídos na merenda escolar. Mas o local será ainda um importante ponto de visitação para turistas de toda a região. Ainda no mesmo terreno a Prefeitura entregou o novo barracão para armazenamento de maquinários e suprimentos agrícolas que atendem aos produtores da cidade, estruturando ainda mais a Divisão de Agricultura da cidade. Também aumentou a participação da agricultura familiar para atendimento da merenda escolar da rede; criou a Feira do Produtor, onde são comercializados alimentos com característica de ser mais fresco, já que são colhidos e vendidos na feira no mesmo dia.

E uma das ações da Prefeitura para contribuir com a cultura mais significativa da cidade, que é a uva, é a implementação de mais um programa de subsídio agrícola, que é o Programa de Incentivo Agrícola cujo objetivo é contribuir financeiramente com os fruticultores para a compra de telas para proteção dos parreirais e outros equipamentos de proteção para lavoura. O reembolso é de 50% do montante investido, limitado ao valor máximo de R$30 mil por propriedade e por ano.

Mas são muitas as contribuições: a Prefeitura atua com serviços de mecanização agrícola e empréstimo de implementos agrícolas; reembolso de 20% do valor líquido do prêmio do seguro agrícola contratado pelo produtor rural para assegurar a produção; isenção de IPTU por atividade agropecuária; serviço de análise de solo e acompanhamento agronômico; além do Promif (subvenção econômica no valor máximo de R$6.325,36 anual por hectare cultivado) e de todos os serviços ofertados por meio da parceria entre a Prefeitura e a Associação dos Produtores Rurais (APR).

Para valorizar o empreendedorismo, a Prefeitura fortaleceu o artesanato, reunindo cerca de 30 artesãos da cidade e concedendo espaço a eles na Estação Ferroviária na Feira do Produtor, no evento Cultura na Estação, na Festa da Uva e Festa Nordestina. A Prefeitura também tem incentivado o empreendedorismo feminino: a unidade do Sebrae Aqui Louveira em breve será inaugurada para capacitação de mulheres para habilidades empresariais; além de programas que estimulam o empreendedorismo feminino, como o Quebrando Barreiras – por meio dele foi criado o curso específico para operadora de empilhadeiras; o programa Mulheres Doceiras e Artesãs, entre outras ações.

No Turismo, as ações também foram intensas durante o ano: lançamento do Mapa Turístico; Portal do Emprego/Empreendedor; ações para enquadramento de Louveira no MIT (Município de Interesse Turístico); inclusão de Louveira na rota do cicloturismo do Estado; e a mais nova ação, em andamento, de visitas aos estabelecimentos para capacitação dos empreendedores por meio de parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.

E com ações de fomento à economia e investimentos em infraestrutura, Louveira tem atraído novas empresas e investimentos privados em todas as áreas. No início de dezembro, a P&G anunciou a expansão da planta, que será a única da empresa ae reuniu no mesmo local toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, reunindo planta industrial, centro de inovação e distribuição. Todas essas ações sinalizam um avanço no número de emprego na cidade, com uma sequência de saldo positivo de empregos Caged. (SAIBA MAIS). 

Vale ressaltar ainda as parecerias da Prefeitura para o desenvolvimento econômico. Neste ano, as ações conjuntas entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e o Sebrae Louveira têm resultado na atração de novas novos negócios e criação de novas empresas. Como um dos resultados desta parceria, o Sebrae Louveira ultrapassou a meta alcançou a meta de atendimentos previstos para o ano de 2023. E também vale ressaltar a facilidade de acesso à estrutura da Sedec pelo aplicativo Relou, lançado neste ano e que concentra serviços e atendimentos da Sedec.