Desenvolvimento Econômico | 24/07/2014

Inscrições para o Festival Gastronômico “Sabores de Louveira” encerram neste sábado, 26

Os empreendimentos alimentícios do município têm até este sábado, dia 26, para se inscreverem  no 1° Festival Gastronômico “Sabores de Louveira”, realizado pela Prefeitura de Louveira, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico . O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura, no endereço eletrônico www.louveira.sp.gov.br.  Junto com a inscrição, o participante deverá  apresentar uma receita que caracterize a cidade, seja na confecção do prato ou na história que envolve a elaboração da receita. Poderão participar pratos a lacarte, porções, pastéis, salgados, lanches, doces, sobremesas ou qualquer tipo de alimento produzido pelo estabelecimento seguindo as regras  do concurso.

Em sua primeira edição, o Festival  busca valorizar a culinária local com pratos que trazem uma identidade gastronômica típica de Louveira. Os estabelecimentos participantes terão suas receitas avaliadas pelos consumidores, ganharão prêmios e ainda terão participação no Guia Gastronômico de Louveira, que será lançado em 2015.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Jailson Marinho, o  projeto vai  mapear os pratos típicos da cidade “Com este festival pretendemos descobrir novos sabores e proporcionarmos a oportunidade para que as pessoas saboreiem receitas recriadas a partir das tradições da cidade de Louveira. Vamos com isso criar um roteiro gastronômico e fomentar o comércio local”, afirmou.  As receitas participantes farão parte de um guia gastronômico  “Ao final de todo o processo lançaremos o ‘Roteiro Gastronômico Sabores de Louveira’ que divulgará nossa cidade em âmbito estadual”,  revelou Jailson.

Etapas

O Festival Sabores de Louveira  acontece em três etapas. Neste primeiro momento os estabelecimentos devem se inscrever conforme o regulamento disponibilizado no site da prefeitura www.louveira.sp.gov.br. Os interessados devem fazer o download da ficha de inscrição e entregar preenchido na SEDEC (Rua Antonio Chicalhoni, 303 – Sto. Antonio – 3878-4559) ou na Divisão de Turismo (Rod. Anhanguera, km 72 – 3878-4166). As inscrições podem ser feitas até o dia 26/07.

Após o período das  inscrições um corpo de jurados especializado irá analisar e selecionar 12 receitas que participarão da segunda etapa do evento, que é a comercialização.  Os pratos com sabor de Louveira integrarão o cardápio dos estabelecimentos vencedores de 15 de agosto a 20 de setembro, e neste período os clientes, além de saborearem as receitas exclusivas, também poderão votar nas categorias: melhor sabor, melhor apresentação e melhor criatividade. O garçom destaque no atendimento também ganhará prêmio.

A última etapa será no dia 27 de setembro, das 12h30 às 15h, na Área de Lazer do Trabalhador, quando acontece um encontro de degustação pública. Os 12 finalistas farão suas receitas em pequenas porções e as pessoas que adquirirem as cartelas (convite) poderão experimentá-las e avalia-las.  A nota do público será somada a nota do corpo de jurados que decidirá os quatro grandes vencedores do “Festival Sabores de Louveira 2014”.

Mais informações :

Divisão de Indústria, Comércio e Serviços: 3878-4559