Desenvolvimento Urbano | 18/01/2024

Índice nacional comprova o avanço da Infraestrutura de Louveira

O Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) atestou a qualidade e quantidade das ações que vem sendo realizadas em Infraestrutura em Louveira. Os investimentos dos últimos três anos refletem nos serviços em Saúde, Educação, Água e Esgoto e na estruturação da cidade como um todo, com objetivo de aprimorar o atendimento à população. Como resultado do IGMA, Louveira venceu o prêmio nacional na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Os investimentos em Infraestrutura têm resultado no desenvolvimento de Louveira, fortalecendo a credibilidade do município e atraindo novos investimentos privados, como a nova empresa anunciada na última semana, a Churrascaria A Fazenda, além do novo supermercado Zarelli e obras de ampliações de empresas, com geração de emprego e renda.

Entre as obras destaca-se o Saneamento, com implantação de biodigestores para esgotamento sanitário nas áreas rurais, ampliação da rede de abastecimento de água e setorização do sistema como do Bandeirantes, Sagrado Coração e Vera Cruz, para garantir maior controle da distribuição e pressão, adequações em reservatórios, canalizações, como no Córrego do Sapezal e da Estrada Ecológica. A aquisição do robô motorizado também contribui para o aprimoramento, já que ele entra nas tubulações e identifica vazamentos e descarte irregular. Em Mobilidade, foram estruturadas novas rotatórias, como na divisa da Estrada da Boiada e Alfredo Strabello, pavimentações das vias urbanas e rurais, além de investimentos no sistema de transporte público.

Mas as obras atendem à Saúde, como a construção do Hospital do Santo Antônio, o Centro de Referência do Autismo; a Habitação, com a construção do Residencial Tabarana; Educação, com reforma em 5 escolas (EMEF José Pereira Dutra, EMEF Odilon Leite Ferraz, Cecoin Chapeuzinho Vermelho, Ceci Mundo Maravilhoso e Ceil Bairro); em Desenvolvimento Econômico, com a construção da Usina de Suco de Uva; no Esporte, com a construção do Centro de Treinamento de Ginástica e Artes Marciais, a reforma na quadra do Burck; Lazer, com o Parque Capivari e o Parque Luigi Matini, entre outras obras.

Tantas obras contribuem para a atração de investimentos privados, como o anunciado na última semana, a Churrascaria A Fazenda. Em 2023, foram anunciadas a construção do Supermecado Zarelli; ampliação das plantas da P&G, que será a única da empresa a reunir no mesmo local toda a cadeia de desenvolvimento de produtos, com planta industrial, centro de inovação e distribuição; Centro de Distribuição do O Boticário; construção de uma nova unidade da Vetnil, de fabricação de produtos veterinários, com aproximadamente 10 mil metros de área; ampliação da Pieralise, de fabricação de produtos centrífugos; inaugurações como a Luminares, de energia solar, entre outros.