Governo | 21/08/2015

Habitação encerra inscrição no CIM com mais de 3.900 cadastros

CIM

Número de inscritos corresponde à soma da 1ª e 2ª fase do programa, que se encerrou no dia 31 de julho

A Fundação Municipal de Habitação de Louveira (Fumhab) divulgou a lista com os nomes dos 3.907 inscritos no Cadastro de Interesse em Moradia (CIM), que pode ser conferida nas páginas XX a XX desta edição da Imprensa Oficial. O número de inscritos corresponde à soma da primeira e a segunda fase do programa de cadastro, encerrada no dia 31 de julho após cerca de um mês e meio de atendimento.

O CIM é um banco de dados permanente e informatizado que permite compilar informações importantes das famílias, proporcionando à Fumhab uma visão plena do déficit habitacional, além de dar transparência e promover justiça na oferta de moradias para aqueles que mais necessitam.

Só a primeira etapa do programa durou quatro meses e contou com mais de 3 mil cadastros. Atendendo pedidos de moradores da cidade, a Fumhab reabriu o cadastro oferecendo uma nova oportunidade aos moradores que não conseguiram ingressar no CIM.

De acordo com a Fumhab, mesmo com a necessidade de inscrição no CIM, o limite de renda e tempo de moradia na cidade exigidos para o programa não necessariamente serão os mesmos definidos para os futuros programas habitacionais. Cada empreendimento de interesse social possuirá seus próprios critérios, que serão definidos no momento oportuno, sempre de acordo com a legislação vigente de cada programa habitacional.

Os programas levarão em conta os aspectos relacionados às necessidades e vulnerabilidades sociais, por isso é importante para o planejamento de uma política habitacional eficaz, colher essas informações em paralelo à preparação de novos projetos.

Atualmente, a prefeitura está construindo com recursos próprios um complexo habitacional de 191 casas populares, denominado Residencial Mirante do Santo Antônio. Após a conclusão das obras, o residencial realizará o sonho da casa própria de cerca de 800 munícipes de baixa renda, que terão acesso à compra do imóvel com um grande apoio do poder público municipal.

Mais 192 apartamentos serão construídos por meio da CDHU, que serão destinados às famílias com renda de até três salários mínimos.

Já as outras 384 moradias, que irá compor a meta das 767, serão destinadas às famílias da cidade com renda mensal de até R$ 5 mil. O empreendimento será construido em parceria com a iniciativa privada.