Gestão Ambiental | 04/04/2017

Gestão ambiental de Louveira é exemplo para a região

Visita Itupeva

A gestão ambiental de Louveira, mais uma vez, serve como modelo para municípios da região. No último dia 28, o Secretário Claudio Scalli e o diretor, Edgar William dos Santos, receberam a visita do coordenador de meio ambiente de Itupeva, Anselmo Poli, que estava acompanhado dos diretores José Luis Dias e Marcia Sumagawa. O município de Itupeva está em processo de implantação de sua política ambiental e identificou em Louveira um exemplo a ser seguido.

O secretário Claudio Scalli apresentou as ações desenvolvidas pela Secretaria de Gestão Ambiental, com destaque para o conjunto de leis ambientais do município. Os gestores de Itupeva puderam esclarecer diversas dúvidas sobre gestão de resíduos, manejo de fauna silvestre, educação ambiental, plantio compensatório, arborização urbana, Pagamento por Serviços Ambientais e, em especial, sobre a rotina e procedimentos de fiscalização e licenciamento municipal.

Ao final da visita, os gestores de Itupeva receberam, em formato digital, todas as leis municipais elaboradas e aprovadas nesta administração e um resumo dos programas executados em Louveira. O coordenador, Anselmo Poli, expressou sua gratidão e afirmou que o exemplo de Louveira servirá como orientação para Itupeva formular sua política de gestão ambiental.

 

Em Louveira, desde 2013, foram:

- Mais de 200 licenciamentos e pareceres emitidos;
- 3.000 toneladas de resíduos sólidos foram destinados corretamente pela Prefeitura;
- Mais de 1.900 alunos por ano atendidos pelo Programa de Educação Ambiental;
- 20.000 m² de áreas em recuperação por meio de TAC;
- 300 mudas nativas plantadas pelo Programa de Arborização Urbana;
- 300 lixeiras instaladas;
- 3.000 m³ de podas vegetais trituradas e doadas para agricultores;
- Mais de 100 animais silvestres resgatados e remanejados;