Gestão Ambiental | 12/03/2021

GESTÃO AMBIENTAL - Viveiro aceita doações e distribui mudas de árvores nativas em Louveira

Objetivo é garantir a preservação de espécies ameaçadas de extinção e ter uma quantidade de mudas suficiente para auxiliar no plantio na cidade

O viveiro da Prefeitura de Louveira está aceitando doações de mudas de árvores nativas. O objetivo é garantir a preservação de espécies ameaçadas de extinção e ter uma quantidade de mudas suficiente para auxiliar no plantio de árvores na cidade.
 
Qualquer pessoa ou empresa pode realizar uma doação. Podem ser doadas mudas de qualquer espécie e tamanho, desde que sejam de espécies nativas do Brasil. Elas serão cuidadas pela equipe do viveiro e depois, quando atingirem o tamanho adequado, encaminhadas para plantio.
 
Além de receber as doações, o viveiro também doa as mudas de árvores nativas para a população para plantio em áreas privadas. Os interessados devem atender alguns requisitos:
 
Ser morador da cidade de Louveira
Assinar o termo fornecido pela Secretaria de Gestão Ambiental que indica o local de plantação
Além disso, as mudas do viveiro podem também ser utilizadas pela Prefeitura em processos de arborização urbana em ambientes como escolas, calçadas e praças.
 
Entre as espécies disponíveis se destaca a muda da árvore louveira, ameaçada de extinção e conhecida pela relação com o nome da cidade. Outras espécies são: 

Ipê-amarelo

Ipê-roxo

Ipê-branco

Quaresmeira

Jacarandá de Minas

Manacá da Serra

Cambucá

Para verificar se uma muda é nativa, o morador pode acessar o link: http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=lista_especies&botao_pesquisa=1.
 
Reorganização
 
Após uma visita da secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio, no dia 2 de março ao viveiro, a equipe passou por uma reorganização que permitiu otimizar as rotinas de trabalho e controle das atividades. Victor Marinheiro, funcionário efetivo, é o responsável pela organização do viveiro.
 
Doações e retiradas
 
Para doações ou interesse em retirada de mudas, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Gestão Ambiental no (19) 3878-9902 ou (19) 3878-9904. O viveiro está localizado ao lado da secretaria, na Rua Silverio Finamore, 1.561, bairro Leitão.
 
Interessados também podem entrar em contato por e-mail: 
 
E-mail da Prefeitura: faleconosco@louveira.sp.gov.br
E-mail da secretaria: meioambiente@louveira.sp.gov.br 
Formulário Eletrônico: https://louveira.sp.gov.br/contato