Segurança | 28/07/2015

Furtos de veículos reduzem quase 50% pelo segundo ano consecutivo

0727_queda_índices_criminais (4).JPG

Levantamento da Segurança Pública estadual leva em consideração dados dos primeiros seis meses de cada ano

Estatísticas oficiais divulgadas no final da tarde desta segunda-feira (27 de julho) pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo apontam redução expressiva nos índices criminais em Louveira (SP), se comparado o primeiro semestre de 2015 com o mesmo período de 2014. Os furtos de veículos seguem em ‘queda livre’ e recuaram de 35 para 19, reduzindo 46%.

É o segundo ano consecutivo que este índice reduz em valor próximo da metade, no primeiro semestre. Na comparação entre os primeiros seis meses de 2014 e 2013, a quantidade de boletins de ocorrência caiu de 69 para 35, ou cerca de 50%.

Os registros de ‘roubos de carga’ e ‘outros tipos de furto’ também reduziram de forma significativa. Até o final de junho do ano passado foram registrados em Louveira oito boletins de ocorrência de roubos de carga, contra quatro no mesmo período deste ano. Isso significa uma redução de aproximadamente 50%. Já o índice de furtos gerais - exceto de veículos, banco e cargas - recuou 17%, de 205 para 170 BO’s.

De acordo com o secretário Municipal de Segurança Pública, Rafael Alves Cintra, a diminuição dos índices criminais é consequência da instalação do sistema de segurança por videomonitoramento e a implantação de uma nova estratégia de patrulhamento, além de ações coordenadas entre a Guarda Municipal e as forças policiais do município. “A implantação das câmeras de segurança em toda a extensão do município nos possibilitou aperfeiçoar o programa de Patrulhamento Comunitário Especializado, além de identificar e monitorar com mais eficiência as chamadas manchas criminais, que são as áreas com maior quantidade de crimes praticados”, avalia o secretário.

Denominado Infovia Municipal, o sistema de videomonitoramento é formado por 88 câmeras, sendo 68 do tipo OCR e 16 de longo alcance - acopladas em pontos estratégicos com grande circulação de pessoas, como praças, bancos e escolas. Já as quatro restantes são fixas e estão instaladas na região central.

O aparato de inteligência está interligado com os demais sistemas das cidades vizinhas, assim como os alarmes de furto e roubo de veículos, que ajudam na resposta mais rápida à detenção do marginal e recuperação do bem. “Com isso trabalhamos de forma integrada com as Guardas Municipais da região e as demais forças policiais, como a Polícia Militar e Civil, formando um cinturão de segurança muito eficaz por toda a região”, completa o secretário.

O sistema videomonitoramento permite ainda a avaliação das informações armazenadas em planilhas. Por meio destes dados, o comando da Guarda Municipal reforça o patrulhamento nas áreas críticas, expulsando o criminoso de uma determinada área para outra, onde ele encontra dificuldades de praticar o crime por desconhecer os hábitos dos moradores.  “Quando o criminoso muda a sua área de atuação, ele sente dificuldade de adaptação porque não conhece os hábitos da população local, o que dificulta as ações da criminalidade e, consequentemente, acabam-se dissipando as manchas criminais e diminuindo os índices”, concluiu Alves.

Confira mais ações da GM de Louveira:

Instalação de GPS

Visando dar mais credibilidade ao Patrulhamento Comunitário, a Secretária Municipal de Segurança instalou em todas as viaturas o sistema integrado de GPS, de modo que todas as viaturas são monitoradas pelo CECOM. Com isso, o órgão, vinculado à Guarda Municipal, tem condições de visualiza a posição de cada viatura. “O sistema também ajuda na proteção do guarda municipal, que, se por algum motivo afastar-se da viatura e tornar-se alvo de ataque, sua localização poderá ser identificada com mais rapidez”, informa o comandante da GM de Louveira, Waldemar José Gertrudes.

Todas as rotas ficam gravadas e podem servir de instrução a eventual procedimento administrativo.

18 novas viaturas

Com as três novas Hilux incorporadas pela GM na última semana, a atual Administração Municipal soma 18 novos veículos entregues à corporação. Desde o início de 2013, foram acrescidas à frota 10 automóveis sedan, quatro motos de 600 cilindradas e uma Van equipada com câmeras e aparato de videomonitoramento.

A Van serve de Base Móvel de monitoramento e auxilia no patrulhamento preventivo especializado, uma vez que pode ser estacionada em locais estratégicos  e possui câmeras de alto alcance com visão 360º.

Armas não letal

Pensando em uma Guarda Municipal mais comunitária e menos letal, foram adquiridas armas não letal, de eletrochoque, utilizadas na pacificação de tumultos e grandes aglomerações. Quatro guardas municipais já foram capacitados na própria empresa fabricante e ficaram responsáveis por transmitir os conhecimentos à corporação.