Governo | 30/06/2017

Fórum de Louveira homenageia desembargador, em comemoração ao Dia do Patrono

Homenagem patrono Louveira (4).jpg

Na manhã desta sexta-feira, 30, a comarca de Louveira homenageou o Desembargador Lourenço Agostinho Abbá Filho, em cerimônia em comemoração ao Dia do Patrono, comandada pela Juíza de Direito e Diretora do Fórum Dra. Camila Corbucci Monti Manzano. Dentre as autoridades, estiveram presentes viúva Sra. Cristina Storani de Castro Abbá e seu filho, Guilherme Storani de Castro Abbá. O Prefeito Municipal, Nicolau Finamore Junior, também participou da cerimônia junto com outras autoridades municiais.

A Juíza Dra. Camila comentou um pouco sobre a trajetória de sucesso do patrono e destacou seu bom senso, conhecimento jurídico e equilíbrio que norteavam suas decisões. “Participar e poder homenagea-lo é muito gratificante.”

Já o chefe do executivo destacou o momento histórico para a cidade e comentou sobre o prédio do fórum ter sido, primeiramente, uma escola e, posteriormente, a sede da Prefeitura Municipal. “Esta atitude de homenagear o desembargador é muito nobre, fico contente, principalmente, porque foi uma pessoa que lutou sempre por justiça.”

Por fim, o filho, Guilherme Abbá agradeceu a homenagem, em nome de toda a família. Na oportunidade, houve o descerramento do retrato do patrono.

O Dia do Patrono busca homenagear personalidades que dão nome às edificações forenses para preservar a memória histórica, apresentando a trajetória daqueles que edificaram o Poder Judiciário paulista em todas as unidades judiciais do Estado.

História

Lourenço Agostinho Abbá Filho era desembargador da 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Vítima de um enfarte fulminante, o desembargador morreu aos 58 anos, em sua casa, na Chácara Urbana, em Jundiaí. Nascido em Casa Branca (SP), Abba Filho era visto pelos amigos como uma pessoa extremamente bem humorada e, ao mesmo tempo, preocupada com as decisões que tomava. Ele começou sua carreira na Magistratura como juiz da Comarca de Guariba, na região de Ribeirão Preto. Depois, o desembargador galgou cargos até assumir a titularidade da 4ª Vara Civil do Fórum Regional de Santana, na capital, passando pelo Tribunal de Alçada Criminal, até assumir a vaga de desembargador no TJ-SP, há pouco mais de dez anos. Além da brilhante carreira jurídica, o desembargador atuava como professor de Direito Civil da Faculdade de Direito Padre Anchieta (Fadipa).

Homenagem patrono Louveira (1).jpg
Homenagem patrono Louveira (2).jpg