Cultura & Eventos | 09/05/2023

Espaço Ambiental recolhe mais de duas toneladas de resíduos durante a 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui

O stand Espaço Ambiental foi planejado para a 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui com objetivo de conscientizar os visitantes sobre a coleta seletiva e demais projetos ambientais de Louveira. Durante o evento, os membros da Cooperativa Recomeço, responsáveis pela etapa final do processo de coleta seletiva, estiveram presentes tirando dúvidas dos visitantes e também coletando resíduos recicláveis, nos quatro dias de festa, foram coletadas mais de duas toneladas.

“A Gestão Ambiental atua em diversas áreas na nossa cidade, incluindo na coleta seletiva. Em dias específicos os caminhões da Prefeitura passam recolhendo os sacos verdes cheios e deixando os vazios para manter nossa cidade limpa. Nossa parceira, a Cooperativa Recomeço esteve presente na festa, conscientizando e deixando tudo limpo” comenta o Prefeito Estanislau Steck.

Organizado pela Secretaria de Gestão Ambiental, o espaço também trouxe diversas experiências como a apresentação de um vídeo onde é mostrado todo o processo de coleta seletiva, desde o momento da compra até a chegada dos resíduos ao Centro de Gerenciamento de Resíduos da Cooperativa Recomeço, conscientizando sobre a importância e como colaborar com a reciclagem correta. Profissionais da área e a equipe da Cooperativa Recomeço também estiveram presentes no evento realizando coleta e tirando dúvidas dos visitantes do stand sobre sobre reciclagem, sustentabilidade e sobre o Projeto Tabarana, cerca de 270 pessoas passaram pelo local.

Em parceria com a Secretaria de Educação, mais uma atração do espaço foram as esculturas do peixe Tabarana, confeccionadas pelos alunos da Rede Municipal, que faz alusão ao nome do projeto que um dos objetivos é despoluir o Rio Capivari, onde vivia o peixe antes da poluição. O principal objetivo foi conscientizar a população sobre a importância e como colaborar com a reciclagem correta, de modo que, cada um fazendo a sua parte, a sociedade em conjunto gera benefícios para o município e para a natureza.

Confira abaixo o vídeo sobre coleta seletiva:

Cooperativa Recomeço