Saúde | 08/02/2024

Em trabalho contínuo contra a dengue, Prefeitura de Louveira ressalta a importância dos cuidados em casa

A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, realiza rotineiramente ações de combate ao mosquito pela cidade, bem como o atendimento de denúncias

Em trabalho contínuo contra a dengue, a Prefeitura de Louveira ressalta a importância dos cuidados contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor também de outras doenças. A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, realiza rotineiramente ações de combate ao mosquito pela cidade, bem como o atendimento de denúncias.

Como forma de conscientização e controle, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza uma série de ações. Uma equipe especializada visita periodicamente imóveis residenciais e comerciais para orientações quanto aos sintomas de doenças transmitidas principalmente por mosquitos, como a dengue, bem como medidas de prevenção e controle de criadouros, vistoria em pontos estratégicos, bloqueio de controle de criadouros e aplicação de larvicidas em recipientes que não podem ser removidos.

Nas visitas, um dos objetivos é conscientizar as pessoas ao redor sobre os cuidados para combater criadouros de mosquitos. Além da aplicação de larvicidas em recipientes, é coletado algumas amostras para serem analisadas em laboratório para determinar os locais que necessitam mais atenção e apoio.

Orientações para a população se prevenir em casa:

- Tampe tonéis e caixas d’água; 
- Mantenha as calhas sempre limpas; 
- Deixe garrafas ou outros recipientes sempre virados com a boca para baixo; 
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com telas;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço ou em locais como atrás da máquina de lavar roupa.
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélias, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Utilize lonas bem esticadas para cobrir objetos e evitar formação de poças d’água;
- Mantenha objetos que podem acumular água, como pneus, cobertos ou virados de forma que a água não fique parada.

Números

Segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (8) pela Vigilância em Saúde, Louveira tem 41 notificações de dengue, sendo 18 descartados, 2 suspeitos e 21 casos confirmados. Destes, 11 são autóctones (contraídos no município), 6 importados (de outras cidades) e 4 estão em investigação.