Segurança | 11/01/2023

Em parceria com o Conselho Nacional de Trânsito, Prefeitura de Louveira intensifica ações mensais de conscientização no Trânsito

Neste mês de Janeiro, o foco é no pedestre.

Trabalhar campanhas de conscientização no Trânsito são ações fundamentais que a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Segurança, tem realizado constantemente. E, em parceria com o Conselho Nacional de Trânsito, a Prefeitura tem intensificado, mês a mês, ações de conscientização no Trânsito, para os motoristas e pedestres, com o tema em 2023 “No trânsito, escolha a vida!”.  Neste mês de Janeiro, o foco é no pedestre.

“Nosso objetivo é conscientizar os motoristas e pedestres a importância da adoção de boas práticas no trânsito, visando à preservação da vida sempre”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.

O tema “No trânsito, escolha a vida!” consta na Resolução nº 980/2022 e também será usada na Semana Nacional do Trânsito, com ações educativas, sobretudo para os motociclistas. Nos próximos meses, em fevereiro, por exemplo, o foco é no “amigos dos motociclistas”, enquanto abril será a vez dos “avós dos motociclistas”.

No ano passado, a Prefeitura de Louveira realizou as Campanhas do Maio Amarelo e da Semana Nacional do Trânsito, com palestras educativas nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, teatros com temas específicos sobre prevenção e primeiros socorros, foram feitas blitz nas ruas principais da cidade de orientação aos motoristas, entre outros.

“Realizaremos diversas atividades que possam conscientizar motoristas sobre respeito às regras de trânsito e inclusive peças que ressaltem o trabalho de agentes de trânsito, uma vez o objetivo dessa ação é de proteger a vida”, comentou o secretário de Segurança, dr. Osvaldo Cândido.

Orientações da Campanha “No Trânsito, escolha a Vida”

Janeiro – Tema: O pedestre – Todos nós somos pedestres em algum momento do dia. Ao descermos do veículo ou da motocicleta, vamos precisar de calçada, de faixa de pedestre, de local seguro para atravessar. Por esse motivo, quando estivermos em veículos devemos lembrar que em algum momento ficaremos também vulneráveis. Devemos dar o exemplo e proteger o pedestre, dar preferência de passagem, pois seu corpo exposto se torna mais vulnerável no ambiente do trânsito e precisa do cuidado de todos. As campanhas devem mostrar ao condutor a importância de reduzir a velocidade como forma de proteger a vida de todos, conforme publicado pela OPAS/OMS. Fortalecer a mensagem de que cabe aos condutores protegerem os pedestres. Focar nas orientações do artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Incentivar a moderação de velocidade como iniciativa que escolhe a vida. Ter mensagens orientadas a quem proteja, constrói, gerencia e fiscaliza as vias, para que sigam o que prega o Visão Zero e façam seu trabalho pensando na vulnerabilidade e buscando soluções tecnológicas e exequíveis que protejam a vida dos pedestres.